RECURSOS

Comitiva regional busca apoio da bancada gaúcha para emenda de R$ 15 milhões

O recurso foi pleiteado no Congresso Nacional para a aquisição de uma patrulha mecanizada para as estradas rurais

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Representantes dos municípios do Cideja pleitearan a emenda com os deputados Foto: Divulgação TP

Com a missão de convencer os 31 deputados e três senadores da bancada gaúcha acerca da importância dos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) serem contemplados com recursos no Orçamento 2020, para a aquisição de uma patrulha mecanizada, uma comitiva regional desembarcou em Brasília nesta semana.

Integraram a missão assessores, vereadores, secretários e prefeitos de Aceguá, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Herval, Piratini e Candiota, liderados pelo prefeito da Capital do Carvão e presidente do Cideja, Adriano dos Santos (PT).

Através do Cideja, foram reunidos documentos que comprovam a necessidade da indicação bancada de uma emenda conjunta no valor de R$ 15 milhões para aquisição de equipamentos que possam atender as necessidades de manutenção dos cerca de 20 mil quilômetros de estradas rurais, somados entre os municípios do Consórcio e abrangendo uma população de cerca de 65 mil habitantes. “Conversamos diretamente com os parlamentares, explicando os anseios dos municípios que integram o Cideja e as ações positivas consequentes desse apoio total da bancada. Defendemos essa pauta, que ao ser atendida, vai representar benfeitorias nas áreas de saúde, educação, escoamento de produção, desenvolvimento e melhores condições de vida para milhares de pessoas”, explicou o prefeito Adriano, ainda em viagem, à reportagem do TP.

A necessidade da patrulha se deve ao fato dos equipamentos adquiridos em 2011 com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já não fazerem mais frente a demanda das estradas rurais dos sete municípios. Na época, Herval e Piratini não faziam parte do Ci¬deja e, portanto, não foram beneficiados.

Na defesa do projeto em reunião da bancada, feita anteriormente, com a presença do prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, Adriano lembrou que na falta de recursos federais, as emendas parlamentares se tornaram a única possibilidade de recursos extras para os municípios atualmente.

A bancada gaúcha é presidida atualmente pelo deputado Giovani Cherini (PL) e de acordo com o prefeito Adriano, houve uma boa receptividade dos deputados, o que gera otimismo com relação ao destino dos recursos, apesar de ser uma demanda de grande concorrência. “Nossa expectativa é positiva, temos lideranças trabalhando para isso, mas a dificuldade é grande, pois este ano entraram muitos projetos, inclusive dos governos federal e estadual para disputar com os municípios. Mas nossa demanda é a única nesse sentido de apoio às estradas. Estamos esperançosos para, se não recebermos todo o valor, mas parte dele pelo menos”, manifestou o presidente do Cideja, acrescentando que a comitiva teve receptividade dos parlamentares.

OUTRAS DEMANDAS – A comitiva regional também foi recebida no Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra), pelo presidente substituto e chefe de Gabinete José Líbio de Moraes Neto e pelo superintendente do Rio Grande do Sul Tarso Teixeira. Na pauta estavam demandas de estradas, regularização de pequenas propriedades e regularização e titulação de assentamentos. Também ocorreram reuniões no Ministério da Agricultura, e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) com o presidente Ronaldo Nogueira. “Nosso trabalho é incansável é necessário para marcarmos posição levando nossas demandas e necessidades da região”, finalizou Adriano dos Santos.

MAQUINÁRIOS SOLICITADOS

* 1 trator de esteira para Pedras Altas
* 4 motoniveladoras de rodas para Aceguá, Candiota, Pinheiro Machado e Piratini (um para cada município)
* 14 caminhões caçamba basculante com capacidade de 12m³ para Aceguá (3), Candiota (2), Hulha Negra (3), Pedras Altas (2), Pinheiro Machado (3) e Herval (1)
* 3 pranchas para transporte de máquinas para Pedras Altas, Piratini e Herval (uma para cada município)
* 2 retroescavadeiras para Herval e Pedras Altas
* 2 caminhões-pipas para Pedras Altas e Pinheiro Machado
* 2 rolos compactadores vibratórios para Candiota e Pedras Altas
* 5 escavadeiras hidráulicas para Aceguá, Candiota, Piratini, Pinheiro Machado e Hulha Negra (uma para cada município)

Prefeito Zé Antônio (E), acompanhou o presidente do Cideja, Adriano dos Santos, em reunião no Incra

Vereadores de Hulha Negra levaram as demandas para o senador Paulo Paim (PT)

Comentários do Facebook