RELIGIÃO

Comunidade católica de Candiota sedia Missa dos Santos Óleos pela primeira vez

Encontro também vai marcar o momento de renovação das promessas sacerdotais dos padres e freis

Em 2024, Missa aconteceu no Santuário de Nossa Senhora Conquistadora em Bagé Foto: Divulgação

A Comunidade Imaculada Conceição, em Candiota, vai vivenciar um momento especial na próxima quarta-feira (16). Acontecerá, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Missa dos Santos Óleos com a renovação das promessas sacerdotais dos padres ou freis responsáveis pelos municípios que integram a Diocese de Bagé.

A missa, marcada para às 10h, será um momento único e vai acontecer pela primeira vez na cidade, motivo de comemoração aos freis Tiago Frey e Paulo Müller, responsáveis pela paróquia e comunidades da cidade de Candiota, assim como de Hulha Negra. Ao Tribuna do Pampa, frei Tiago explica que a Missa dos Santos Óleos e a renovação das promessas sacerdotais é um celebração litúrgica aonde são abençoados e consagrados os três óleos que serão utilizados durante o ano nas comunidades da Diocese de Bagé, composta por 16 paróquias, um santuário, uma capelania militar e uma rede de comunidades – o óleo da Crisma, dos catecúmenos e dos enfermos. Também é o momento onde os sacerdortes recordam, renovam e vivenciam novamente suas promessas de ordenação sacerdotal ao bispo Dom frei Cleonir Dalbosco.

“Essa celebração é de grande valor e de grande importância a Igreja Católica. O óleo dos catecúmenos é utilizado nas celebrações com batizados, simbolizando a proteção de Deus nos batismos. Já o óleo do Crisma simboliza a unção com o Espírito Santo, que é justamente usado nas celebrações de Crismas, sinal de confirmação da fé, além de usar nas celebrações de Ordenações Sacerdotais e nos batizados. Além disso, o Óleo da Unção dos Enfermos é utilizado na unção de pessoas que necessitam recuperar a saúde ou estejam em perigo de morte”, explica frei Tiago.

Na Diocese de Bagé, a celebração da Missa dos Santos Óleos acontece por rodízio de paróquias anualmente e em 2025, ainda fazendo relação com os 60 anos da Comunidade Imaculada Conceição, o momento religioso acontece em Candiota. “A padroeira do município é colocada em destaque e sobre o mando te Maria. É um momento muito especial, uma oportunidade única em nossa comunidade, além de estar em conexão com toda a história da Igreja e tradição da fé, que passa de geração em geração”, ressaltou o frei.

 

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

 

Comentários do Facebook