RELIGIÃO

Comunidades católicas de Candiota e Hulha Negra celebram Semana Santa com missas

Domingo de Ramos deu início as celebrações que se encerram com o Domingo de Páscoa

Missa de Domingo de Ramos realizada na Vila Residencial, em Candiota Foto: Divulgação

Teve início no último domingo (13), as comemorações da Semana Santa, conhecida como Semana Maior. Em Candiota e Hulha Negra, as paróquias receberam seus fieis para a celebração do Domingo de Ramos, data onde “Jesus Cristo entra triunfalmente em Jerusalém e o povo de Deus o aclama com os ramos de Oliveira nas mãos, bendito aquele que vem em nome do Senhor, agradecendo o Salvador da humanidade.”

Conforme o frei Tiago Frey, pároco das duas comunidades, nas paróquias ocorreu a bênção de ramos. “Sinal de devoção e de proteção para todas as pessoas”.

As atividades da semana continuam nesta quinta-feira (17), conhecida como Quinta Santa com missas a partir das 17h na Igreja Imaculada Conceição (Candiota) e Igreja Matriz São José em Hulha Negra.

Na Sexta-feira Santa, dia 18, às 15h, acontece a Celebração da Paixão de Cristo na Igreja Imaculada Conceição, nas duas igrejas.

Já no Sábado Santo, dia 19, acontecem missas na Comunidade São José Operário, às 17h; na Comunidade Imaculada Conceição às 19h; na Comunidade Cristo Rei, localizada na Trigolândia, em Hulha Negra, às 19h e na Comunidade Matriz São José às 20h30.

O bispo da Diocese de Bagé, Dom Frei Cleonir Dalbosco, falou ao TP sobre a Semana Santa. “É um tempo de reflexão, oração e renovação espiritual. É o momento para nos lembrarmos da paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Que possamos encontrar nessa semana o caminho da cruz, mas também o caminho da salvação, o caminho da paz, do amor e esperança em Jesus Cristo nosso Senhor”.

PÁSCOA

O Domingo da Páscoa é outra data importante da Semana. As celebrações serão na Comunidade Imaculada Conceição, em Candiota, e na Matriz São José, em Hulha Negra, ambas com início às 9h.

Dom Frei Cleonir também fala sobre a data, destacando ser uma celebração da vida, da esperança e da ressurreição, além de deixar uma mensagem sobre a Páscoa. “É o momento para nos alegrarmos com a vitória de Jesus Cristo sobre a morte e o pecado. Todos nós somos chamados a viver esse momento da morte, mas também da vida, da ressurreição. Que possamos encontrar alegria, paz e amor na ressurreição de Cristo, mas também na nossa ressurreição. Nesta Semana Santa e Páscoa, que possamos encontrar esperança e renovação espiritual, que possamos nos lembrar do amor e da misericórdia de Deus e nos esforçar para viver de acordo com a vontade do Pai. Que possamos experimentar o amor e a compaixão de Jesus Cristo, que possamos nos amar uns aos outros. Com os outros, como ele nos amou, e nos esforçar para viver em harmonia e paz. E ainda, que possamos encontrar a paz e tranquilidade em meio às turbulências da vida, nos lembrar da presença de Deus em nossas vidas e nos esforçar para viver em paz e harmonia com os outros. Que Deus abençoe a todos, nesse tempo que estamos iniciando, que tenhamos esta grande vitória, assim como Jesus, possamos viver a vida nova, a ressurreição. Aproveito para desejar a todo o querido povo uma feliz e abençoada Páscoa”, manifestou o bispo.
Os freis Tiago Frey e Paulo Müller também expressam votos de uma “feliz e abençoada Páscoa a todos!”.

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook