SAÚDE

Comunidades recebem atividades físicas de forma gratuita em Candiota

No bairro João Emílio a turma realiza atividades funcionais Foto: Divulgação TP

A Prefeitura de Candiota por meio da Secretaria de Saúde, proporciona atividades físicas ao ar livre nas localidades do município. O programa que acontece desde 2022, proporciona caminhada e atividades orientadas nas zonas urbanas e rurais da cidade como Vila Residencial, Vila Operária, João Emílio, Sede, 8 de Agosto e Santa Lúcia. Em Seival, as atividades ainda não começaram por conta do tempo e de eventos.

Em conversa com um dos educadores físico, Vainer Silveira, mais conhecido como Neco, os exercícios são realizados ao ar livre. “São feitos encontros semanais onde trabalhamos exercícios preparatórios, compensatórios e relaxantes. Trabalhamos com a base do pilates”, explicou.

Além de Neco, o programa também conta com o profissional Andrei Avila, que realiza exercícios funcionais e orientados. “No bairro João Emílio tenho a turma de funcionais como mobilidade, flexibilidade, força e cardiorrespiratória. Já na Sede, que está em fase inicial, realizo atividade orientada como aquecimento, caminhada e alongamentos”, informou o professor. O tempo das atividades varia entre 40 minutos à uma hora e meia, dependendo dos exercícios trabalhados, e os grupos são abertos à comunidade de forma gratuita.

O secretário de Saúde Fabrício Moraes, destacou a importância do projeto. “Já havíamos implantado em outras localidades com o professor Neco, e agora trouxemos para a sede do munícipio. A saúde preventiva é o começo da saúde, e é ela a nossa melhor ferramenta para uma melhor qualidade de vida”, ressaltou Fabrício.

BENEFÍCIOS – Maristela Belém, 66 anos, falou sobre as melhorias que os exercícios proporcionaram em sua vida. “A minha saúde do corpo, alma e mente melhorou muito. Tudo depende da nossa persistência, e não desistir da continuidade dos exercícios”, disse.

Além disso, a aluna ressaltou que as atividades podem ajudar pessoas que estejam desanimadas. “A integração do grupo faz muito bem, e aos poucos vamos mudando a nossa vida”, finalizou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook