Um sucesso de adesão. Esse é o resumo da primeira edição do Concurso de Fotografia de Ovinos promovido pela Comissão Jovem do Sindicato Rural de Pinheiro Machado. Conforme descreveram, a iniciativa surgiu com o intuito das pessoas firmarem um olhar mais atento para a vida no campo e para o setor mais produtivo do município: o da ovinocultura.
Até dezembro, o grupo recebeu inscrições de fotografias de ovelhas e seus derivados para que as 10 melhores façam parte de uma exposição durante a Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) – que acontece entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro no Parque Charrua. Para surpresa da Comissão Jovem, 94 fotos foram inscritas de diversas cidades do país, quatro estados e cinco países diferentes.
De acordo com a diretora de comunicação, foi possível medir o alcance do trabalho do pequeno grupo e da iniciativa diante da divulgação nas redes sociais. “Ainda contamos com o importante apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) para essa divulgação e acreditamos que isso também contribuiu para mobilizar tanta gente e de tantos lugares. Houve participação de cidades do Ceará, Paraná e também países como Argentina e Colômbia, o que nos deixou muito satisfeitos”, disse Gislene Farion.
A partir disso, conforme o regulamento, todas as fotos inscritas foram publicadas na página do Facebook da Comissão Jovem para votação popular. As 10 mais curtidas até o próximo dia 16 passam para a fase final, onde serão premiados – durante a Feovelha – os três melhores colocados. O grupo de jurados, que fará a avaliação durante o evento mais tradicional da cidade, é composto pelo fotógrafo rural uruguaio, Gabriel Becco; a assessora de imprensa da Arco, Lorena Riambau; e o artista plástico e fotógrafo pinheirense, Solemar Soares Junior.