CULTURA

Contemplados pela lei Aldir Blanc em Candiota assinam termo de responsabilidade e compromisso

Prefeito Adriano dos Santos assinou a documentação nesta sexta-feira junto aos contemplados Foto: Divulgação TP

A Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, deno­minada Lei Aldir Blanc, foi criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o perí­odo de pandemia da Covid‐19.

Desta forma, a Prefeitura de Candiota trabalhou para o cre­denciamento do município junto ao Ministério do Turismo e após o cumprimento de várias regras estabelecidas pelo Ministério, o município tornou-se apto a receber o recurso do Governo Federal. Após o cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam na área de cultura do município, foram lança­dos três editais para contemplação e destinação dos recursos, sendo que Candiota recebeu do Governo Federal o valor de R$ 78.304,97. Os editais lançados contemplavam pessoas físicas, jurídicas e coletivos culturais. No total, cinco projetos foram inscritos, todos de pessoas jurídicas, que passaram por ava­liação de comissão para análise de documentação e aprovação.

Na manhã desta sexta­-feira (11), o prefeito Adriano dos Santos assinou junto aos premia­dos o Termo de Responsabilidade e Compromisso, documento que autoriza a execução do projeto e recebimento dos valores referente ao prêmio. Cada projeto foi con­templado com o valor de R$ 6 mil referente ao Edital 003 – Pessoas Jurídicas.

CULTURA LOCAL Com valores premiados inferiores ao valor desti­nado ao município, a Administração Municipal lança o projeto Fortaleci­mento da Cultura de Candiota, que vai de encontro as sugestões apre­sentadas pela comunidade cultural quando da realização do Cadastro Municipal de Cultura – CMC, que visa possibilitar a contratação de serviços ligados aos seguimento cultural e artísticos para implemen­tação do INCISO III, do artigo 2º, da Lei Federal nº 14.017/2020, além de compra de equipamentos e bens culturais destinados a comunidade cultural.

O prefeito Adriano destaca que “com o desenvolvimento deste projeto, estaremos implementando a execução e propósito da legislação, bem como, desenvolvendo a cadeia produtiva da cultura, neste momen­to de pandemia, razão de criação da presente legislação emergencial, produzindo trabalho e renda para comunidade cultural local que se enquadre nas regras do projeto”.

O edital referente ao projeto se dará por meio das redes sociais da Lei Aldir Blanc, notícias para os órgãos de comunicação e disponibilidade do conteúdo em sua integra no site oficial da Prefeitura de Candiota, na aba Aldir Blanc e poderão, em um primeiro momento, participar artistas e técnicos que não tenham sido contemplados nos Editais de Premiação 001, 002 e 003, além de grupos e associações que tenham produção cultural de relevante importância para a cultu­ra local, que aceitem as condições previstas no projeto.

 

Comentários do Facebook