SAÚDE

Contratação de médica completa equipe do ESF Urbano de Hulha Negra

Equipe já presta atendimento no Cais e realiza visitas domiciliares

Médica Cristina Athayde (E) e parte da equipe junto ao secretário Volney

Médica Cristina Athayde (E) e parte da equipe junto ao secretário Volney Foto: Silvana Antunes TP

Está atuando desde a semana passada em Hulha Negra, a médica Cristina Greff Athayde. Contratada pela Prefeitura Municipal, através da união de recursos federais, estaduais e municipais (tripartite), a médica completou a equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF) urbano, que funciona anexo ao Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), popularmente conhecido como hospital.

O profissional para ocupar a vaga era buscado há meses pela Secretaria de Saúde de Hulha Negra, visto haver a necessidade de estruturação da equipe para atender a demanda da Sede do município em carga horária de 40h semanais.

De acordo com o secretário de Saúde, Volney Jorge, formar a equipe foi uma meta conquistada com êxito após muito empenho, pois o município só estava com o ESF rural completo. “A atenção básica é essencial e ficamos contentes em conseguir, finalmente, formar a equipe. São mais atendimentos ofertados à comunidade e mais trabalhos de prevenção realizados”, afirma o secretário.

A equipe do ESF urbano é composta, ainda, por quatro agentes comunitários de saúde, um dentista, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem que além da Sede, prestam atendimento as localidades da Serra da Hulha e Assentamento Abrindo Fronteira, que em cadastro do Sistema Único de Saúde (Sus) integram a parte urbana devido a localização.

De acordo com a médica clínica geral Cristina, especialista em pediatria e futuramente também em geriatria, as consultas, de um modo geral, são agendadas pelas agentes de saúde e os atendimentos ocorrem durante a manhã, sendo as segundas-feiras livres, sem necessitar de agendamento, desde que estejam dentro do número de fichas disponíveis. Ela explica também, que durante a tarde, ocorrem visitas em residências e trabalhos de prevenção, considerados por ela, de extrema importância no cenário de saúde atual. “Ações de saúde ainda serão organizadas para prestar atendimento a toda população da Sede. Através de um cronograma, ninguém ficará desassistido”, afirma.

Comentários do Facebook