MAIS UMA CHANCE

Convênio da nova ponte do rio Jaguarão é prorrogado pela Caixa Federal

Folador peregrinou na Caixa Federal e no Ministério da Agricultura para que convênio fosse prorrogado Foto: Divulgação TP

O prefeito de Candiota e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), Luiz Carlos Folador (MDB), esteve esta semana em Brasília para tratar sobre as obras da nova ponte sobre o rio Jaguarão, que fica no limite entre os municípios de Aceguá, Hulha Negra e Candiota.

O convênio entre a União e o Estado se arrasta desde 2013, sem que a obra saia do papel. Ele prevê, além da ponte do Jaguarão, outros seis pontilhões no interior de Santana do Livramento, que também ainda não foram executados. A corrida desta semana foi para renovar mais uma vez o convênio, sendo que ele vencia neste dia 1º junho e caso isso acontecesse, os recursos teriam que ser devolvidos à União.

Segundo Folador, com intervenção do deputado federal Dionilso Marcon e o Frei Sérgio Görgen, junto ao ministro de Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, além de várias outras articulações junto a Caixa Econômica Federal – onde os recursos estão depositados, se conseguiu uma prorrogação por mais 30 dias do convênio, além de ter sido pedido mais um ano para conclusão das obras. “Neste período, o secretário Giovani Feltes (da Agricultura do RS), irá reunir toda a documentação necessária, bem como, irá propor um plano de execução das obras. Assim que a Caixa Federal autorizar, a ideia é que as obras iniciem em 15 dias e terminem em oito meses. Fizemos uma espécie de ressurreição desse processo”, descreve e comemora Folador.

Em ofício enviado ao MAPA ainda no dia 31 de maio, quando pediu a prorrogação do prazo, o secretário Giovani Feltes assinalou que as empresas licitadas aceitaram o reequilíbrio financeiro proposto e que todos os esforços serão feitos para que as obras sejam concluídas em 12 meses.

O prefeito de Candiota fez questão de citar outros nomes fundamentais para que o convênio fosse renovado: na Caixa Federal, o gerente nacional de Estratégia de Cliente Governo, Kleiferson Porto de Araújo e o superintendente nacional de Relacionamento Institucional, Marcelo Zando Brettas, e no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Tiago de Moraes Vicente e o secretário executivo Irajá Lacerda. Também destacou o apoio do deputado federal Luiz Carlos Busatto (União Brasil) e do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook