GESTÃO

Coopersul é finalista em prêmio nacional de qualidade da Aneel

Evento em Brasília revelará vencedores em 11 categorias

Diretoria executiva da Coopersul é composta por Adriana (secretária), Titi (presidente) e Chimbo (vice-presidente Foto: Divulgação TP

Foi divulgada na última segunda-feira (18), a lista das distribuidoras de energia elétrica finalistas do Prêmio Aneel de Qualidade 2021. O prêmio é o resultado de pesquisa de opinião, realizada anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na categoria ‘Maior crescimento de permissionários 2020/2021’, a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul), que atende 6,2 mil associados em Bagé, Aceguá (inclusive a sede do município), Hulha Negra (inclusive a sede do município) e Candiota, foi classificada entre as finalistas. A Coopersul possui 78 funcionários e 1,7 mil km de rede.

O prêmio possui 11 categorias. Além da Coopersul, na mesma categoria concorrem outras duas cooperativas: Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica Salto Donner (Cersad Distribuidora), de Santa Catarina, e a também gaúcha Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier (Cerfox).

Segundo o protocolo do prêmio, as concessionárias e permissionárias finalistas serão recepcionadas e tomarão conhecimento das empresas vencedoras em cerimônia marcada para o próximo dia 4 de agosto, às 15h, na sede da Aneel, em Brasília. Os vencedores recebem troféu, certificado e um selo que pode ser aplicado nas faturas de energia elétrica e no material de comunicação institucional.

Prêmio é um reconhecimento nacional da Aneel Foto: Divulgação TP

RECONHECIMENTO – O presidente da Cooperativa, Jaci Jacinto Coelho, o Titi, disse ao jornal que significado desta indicação como finalista é uma espécie e reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito junto a entidade desde que eles assumiram há três gestões, lembrando que nas últimas duas eleições foi com apenas uma chapa inscrita. “Estamos muito orgulhosos, sendo que em 50 anos de Coopersul, nada parecido havia acontecido. Isso nos anima a seguir trabalhando ainda mais. Para mim e para o Chimbo (Adir Sebastião dos Santos, que é vice-presidente), dois ‘pelo duro’ como costumo dizer, é motivo de muita alegria e satisfação, assim como para nossa secretária Adriana (Werkhausen)”, assinalou, afirmando que acredita que a Coopersul pode também ser classificada na divulgação final do prêmio.

Da mesma forma analisa Chimbo, falando em orgulho e alegria. “Trabalhamos muito sério, muito duro para organizar a cooperativa, pois nosso foco sempre foi a melhoria dos serviços. Estendemos este merecimento a nossa equipe e associados. Estamos muito felizes”, disse.

METODOLOGIA – A pesquisa feita com 27 mil clientes em todo o Brasil, afere Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc), medindo a percepção dos consumidores de energia residencial de energia elétrica em relação aos serviços prestados. Além da satisfação, são avaliadas a qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora.

A premiação foi instituída em 2002 com o objetivo de estimular as distribuidoras para a melhoria da prestação de serviços com a satisfação dos consumidores e era chamado até 2018 de Prêmio Iasc.

O modelo utilizado para o cálculo do Iasc foi gerado a partir da consulta qualitativa realizada no ano 2000 e consolidada em discussões com representantes da Aneel, das agências estaduais conveniadas e das distribuidoras de energia elétrica. É composto de cinco variáveis avaliadas no questionário aplicado por meio de escalas de mensuração.

As variáveis avaliadas são: qualidade percebida, valor percebido (relação custo-benefício), satisfação global, confiança no fornecedor e fidelidade.

SIMULADOR – A cada edição da pesquisa anual, a Aneel cria um simulador que possibilita que as distribuidoras (concessionárias e permissionárias) façam a gestão da melhoria da qualidade dos serviços prestados com base na percepção dos consumidores residenciais.

Trata-se de uma planilha eletrônica, construída com base no modelo do Iasc e nos resultados decorrentes da pesquisa de satisfação realizada anualmente pela Aneel. Nela, é possível simular novos valores nos itens avaliados. Assim, a distribuidora pode ponderar os efeitos de possíveis ações na satisfação dos seus consumidores.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

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