CORONAVÍRUS

Coordenador regional de Saúde afirma que paciente de Hulha Negra não apresenta sintomas de Covid-19

Paciente teve primeiro atendimento no Cais e depois foi levado até o Pronto Socorro em Bagé Foto: Divulgação TP

No início da tarde desta sexta-feira (27), a reportagem do Tribuna do Pampa conseguiu fazer contato com o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ricardo Necchi, para saber notícias sobre o paciente hulhanegrense com suspeita do novo coronavírus. O homem, de 41 anos, permanece internado na Santa Casa de Caridade de Bagé.

Segundo informou o coordenador, que também é médico, o paciente não apresenta os sintomas da doença. “Hulha Negra realmente tem um paciente internado em Bagé, o material foi coletado e ele está sem sintomas de Covid-19. Ainda não temos o resultado do exame, mas provavelmente dará negativo”, afirmou Ricardo.

Na oportunidade, ele também afirmou que o material já foi encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) e criticou o encaminhamento do paciente para Bagé. “Foi encaminhado, mas quem decide se faz ou não o exame é o nível central, devido ao quadro clínico pouco significativo talvez não façam. Ressalto também que pelo plano de contingência do município de Hulha Negra, este paciente deveria ter permanecido no domicílio com acompanhamento do serviço de saúde”, disse.

O secretário de Saúde de Hulha Negra, Volney Jorge, explicou ao TP, que o município de Hulha Negra conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que atende 24h, mas não possui plantão médico. “O paciente ligou para Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) por volta das 23h da quarta-feira (25) e disse que estava com alguns sintomas. Tempo depois, o paciente foi até o Cais e durante a avaliação da técnica de enfermagem referiu febre, apresentava desconforto respiratório e saturação de SPO2 94% em ar ambiente, que segundo o protocolo do Ministério da Saúde, são critérios para avaliação em um centro de referência, que naquele momento era o Pronto Socorro (PS) de Bagé. O critério de internação não é definido por Hulha Negra.”, explicou.

Jorge ainda declarou que o procedimento adotado foi o mesmo que é feito com qualquer outro paciente após as 17h. “Quando não contamos com médico no Cais, todos são encaminhados para o PS de Bagé e só voltamos lá quando somos chamados para trazer o paciente de ambulância de volta para casa”, finalizou.

Comentários do Facebook