EDUCAÇÃO

Creche Roque Soares do Amaral ainda possui poucos alunos matriculados em Piratini

Escola possui 87 alunos matriculados

Escola possui 87 alunos matriculados Foto: Maurício Goulart/Especial TP

A reportagem do Tribuna do Pampa (TP) conversou, nesta semana, com a secretária municipal de Educação de Piratini, Fransilene madruga, para buscar mais informações a respeito da escola de Ensino Infantil Roque Soares do Amaral, localizada no Padre Reinaldo e uma das últimas creches construídas e que possui uma grande estrutura com capacidade para mais de 200 crianças.

No entanto, atualmente a escola de educação infantil possui apenas 87 alunos matriculados, número baixo se comparado as escolas de ensino infantil Gente Miúda e Recanto Infantil, localizadas na área central da cidade, mas que possuem uma estrutura menor do que a localizada no bairro Vila Nova. O número reduzido de alunos se deve também devido ao baixo número de professores, o que também torna inviável o atendimento de mais crianças na nova escola.

De acordo com a secretária municipal de Educação Fransilene Madruga, dois novos professores deverão compor o quadro de professores da escola Roque Soares do Amaral, neste ano, mas, no entanto, é necessário um aumento ainda maior no número de professores, algo que não seria possível no momento.

Ainda com relação às vagas, a secretária lembra que a escola localizada no Bairro Vila Nova, tem pouca procura pelos pais de alunos, pois é um pouco afastada da área central. Fransilene, no entanto, garante que neste ano foi organizado um processo de matrícula por zoneamento, ou seja, próximo do bairro onde reside. “Mesmo por esse processo, a procura pela nova escola ainda é menor. Acreditamos que seja em razão dos pais trabalharem na área central do município”, diz a secretária.

A escola de Ensino Infantil dispõe de turmas nos turnos da manhã, tarde e período integrado. Atualmente, a nova creche possui 87 alunos matriculados e oito salas ocupadas. Neste ano letivo, dois novos professores foram chamados para trabalharem no local, mas a secretária explica que no berçário é necessário que haja um professor para cada cinco crianças, enquanto que no maternal um professor para 12 alunos.

A secretária ainda ressalta que as escolas localizadas em áreas centrais do município estão sobrecarregadas, enquanto que a Roque Soares do Amaral ainda possui um número pequeno de procura, já que alguns pais conseguem a vaga mas não querem devido a localização.

Comentários do Facebook