EDUCAÇÃO INFANTIL

Creche Tia Elaine Bastos dá início ao projeto “As cores do meu mundo” em Hulha Negra

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Alunos foram recepcionados com música, fitas e muito vermelho Foto: Divulgação TP

Azul, vermelho e ama­relo. Utilizando as cores primárias, teve início na creche Tia Elaine Bastos, em Hulha Negra, o projeto “As cores do meu mundo”. Recentemente, os pequenos da creche muni­cipal foram recepcionados de uma forma diferente pela direção e funcionários do educandário – decoração, acessórios e vestimentas da cor vermelha. Isso porque o vermelho é uma das cores primárias e integrante do uniforme da escola, portan­to, segundo a diretora Néri Lopes Pinto, a mais adequa­da para dar início ao projeto, até por passar uma sensação de alegria.

Ele foi embasado na ideia de que a primeira in­fância marca as primeiras rupturas na vida da crian­ça, é um momento a qual sua cognição se expande rapidamente e precisa cons­tantemente de estímulos e saberes. “A escola nesse sentido deve cumprir seu papel mediador e trazer esses novos horizontes para mais perto do aluno. Dessa forma, as cores, como parte tão in­tegral quanto às palavras de nossa comunicação, são um dos pontos básicos de partida para esta longa jornada do conhecimento”, justifica a diretora.

Cada turma confeccionou algum trabalho com o vermelho Foto: Divulgação TP

Conforme a gestora, toda a vida é baseada em cores e se pensou em iniciar no vermelho pela alegria que ela representa. “O projeto será trabalhado durante um período com a cor vermelha. Iniciamos com uma recep­ção aos alunos com a música Coração Vermelho, fitas e muita alegria. Está sendo trabalhada a cor em diver­sas atividades, tais como pinturas, leituras, contos e degustação de alimentos – sendo a melancia a fruta escolhida – de forma que além de degustar, eles manu­searam, passaram por higie­nização, enfim, vários outros aprendizados entrelaçados utilizando a cor, aprendem brincando”, conta Néri.

A secretária Cristina Macke, que recebeu a re­portagem do TP juntamente com a diretora Néri, acres­centou que a cor vermelha é a primeira vista pelos bebês e, por isso, considerada por muitos como a preferida. Ela explicou, porém, que todos os outros temas pedagógicos são trabalhos juntos com as demais atividades. “Tudo é trabalhado em cima de um projeto. As cores do meu mundo seguem com as cores primárias até o mês de julho e retorna em agosto com as cores secundárias, sendo cada cor encerrada com um festival com a participação dos pais que já estão intera­gindo bastante e muito par­ticipativos”, afirma Cristina.

Crianças trabalharam a música Coração Vermelho Foto: Divulgação TP

O PROJETO Entre os ob­jetivos do projeto, estão o de identificar, reconhecer e no­mear as cores; desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpreta­ção; o raciocínio lógico; aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas); trabalhar em equipe, a linguagem oral e escrita; ofertar conheci­mento de mundo, verifican­do a existência do saber na realidade. O projeto será de­senvolvido com sondagem dos alunos, identificando o conhecimento deles a res­peito das cores, apresentar as cores primárias, decorar o ambiente, realizar a hora do conto, atividades com balão e que desenvolvam a motricidade fina, trabalhar a culinária fazendo uma re­ceita com os alunos, cantar músicas que lembrem a cor, realizar brincadeiras, jogos, pinturas e assistir filmes.

Entrada da creche estava ornamentada de vermelho Foto: Divulgação TP

Questionadas quanto aos resultados já de­monstrados pelos alunos, a diretora diz ter sido visí­vel a alegria das crianças. “Eles gostaram bastante, principalmente a atividade da melancia. O mesmo ocorreu com a atividade da música, onde foi trabalhado o sentimento do coração, batimento. As professoras estão trabalhando bastante, trazendo inovações e notamos uma grande integração na escola, tanto entre alunos e professores, como entre pro­fessores e funcionários, todos entusiasmados e engajados com o projeto”, expõe Néri.

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