20 DE SETEMBRO NA REGIÃO

Cultuando a tradição: Dia do Gaúcho é marcado por desfiles farroupilhas

O Dia do Gaúcho foi marcado pelos desfiles tradicionalistas na região. Candiota estendeu os festejos até o sábado (22) e Pinheiro Machado premiou a entidade com melhor apresentação temática.

Candiota sedia uma das maiores Semanas Farroupilhas dos últimos tempos

Festejos organizados pela Prefeitura foram encerrados no sábado (21), na praça Dario Lassance

O Dia do Gaúcho foi marcado pelos desfiles tradicionalistas na região Foto: J. André TP

Depois de seis meses de organização, foi concluído com sucesso os festejos farroupilhas em Candiota. As atividades iniciaram mais cedo no município por conta da distribuição da Chama Crioula para a 18ª Região Tradicionalista (RT), que ficou por conta da Capital do Carvão e também se estenderam até o dia 21, por um acerto com as entidades tradicionalistas.

As atividades iniciaram dia 16 de agosto, quando a Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC) foi até Tenente Portela buscar a chama do Estado, esta que permaneceu no município até o dia 23 de agosto quando foi levada para Caçapava do Sul. Posteriormente, a ACC retornou para distribuir a chama entre todas entidades dos 11 municípios da 18º RT.

O ato oficial de distribuição foi realizado dia 1º de setembro no Marco da Batalha do Seival, às margens da BR-293, onde os cavaleiros foram recepcionados com uma apresentação inédita no município: a encenação da Batalha de Seival e Proclamação da República Riograndense. A encenação produzida e dirigida por Rinaldo Souto, mobilizou dezenas de cavaleiros em uma recriação da épica batalha que ocorreu no local, há 183 anos, entre as tropas imperiais, lideradas por João da Silva Tavares, e a força Farroupilha, comandada pelo general Antônio de Souza Netto.

Após essas atividades iniciaram as rondas e no dia 12 de setembro a distribuição da chama para as entidades do município, que deram início às suas programações particulares. E no dia do Gaúcho, 20 de setembro, todos puderam prestigiar o desfile dos cavaleiros de cada entidade do município, além do show com o Marcas do Sul e com a banda Tchê Garotos.

Seguindo as comemorações, no dia 21 aconteceram as apresentações das invernadas artísticas e dos talentos da terra. Para encerrar os festejos, o público contou ainda com apresentações das bandas De Pouca Prosa e do grupo Querência. As atividades que se concentraram na praça Dario Lassance, contaram ainda com distribuição de erva mate, água quente, brinquedos para as crianças e praça de alimentação, além de uma exposição do Paixão Côrtes – tema dos festejos 2019.

Desfile farroupilha atraiu centenas de pessoas à Avenida 24 de Março Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Apresentações artísticas também integraram a programação do final de semana Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Bailes organizados pela Prefeitura lotaram a praça central da cidade Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

 

Mais de 200 cavaleiros participaram do desfile farroupilha em Hulha Negra

No município, o desfile farroupilha aconteceu na manhã de sexta-feira (20) e segundo o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Héctor Bastide, mais de 200 cavaleiros participaram do desfile.

O requisito para participar do trajeto foi a pulseira na pata do animal que identificava quem feito o exame de mormo. No fim do desfile as entidades tradicionalistas se deslocaram até o pátio do ginásio municipal. No palco formado por autoridades locais, cada representante das seis entidades tradicionalistas discursaram agradecendo pela participação de seus integrantes nos festejos farroupilhas. O presidente do Legislativo hulhanegrense, Getúlio Porto e a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary, também se pronunciaram.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destacou que a tradição gaúcha vem sido passada de geração e geração e que cabe as entidades manter acessa a chama de amor pelas tradições gaúchas. “Hoje todos os patrões e patroa das entidades tradicionalistas de Hulha Negra se pronunciaram aqui neste palco, lamentavelmente muitos foram embora e não ficaram para ouvir. Foi um excelente desfile e uma excelente Semana Farroupilha”, disse o prefeito.

Entidades tradicionalistas fizeram bonito no desfile Foto: Luiz Wagner/Claudionara/Especial TP

Ato no ginásio encerrou as comemorações

 

Em Pinheiro Machado, À Moda Antiga garante os três principais prêmios do desfile

O resultado foi divulgado durante o baile no CCTG Lila Alves Foto: Solemar Junior/Especial TP

Mais de 300 cavaleiros, representando 15 piquetes, participaram do desfile tradicionalista em Pinheiro Machado. Além de autoridades locais e expressivo público, o ato contou com a participação do Pelotão Mirim da Brigada Militar. Em 2019, o tema dos festejos farroupilhas foi a “Vida e Obra de Paixão Côrtes”. O homenageado, um grande contribuinte na perpetuação da cultura gaúcha em seus primórdios, era pesquisador, escritor e tradicionalista. Natural de Santana do Livramento, Paixão Côrtes faleceu em agosto de 2018.

PREMIAÇÕES – Durante o desfile, durante mais um ano, o público pôde participar de forma efetiva do resultado da premiação para o destaque. Através do voto popular, proposto pela Prefeitura, ocorreu a escolha do piquete vencedor do troféu Lanceiros Negros. O CCTG Lila Alves, com a comissão avaliadora composta pelos convidados Diellen Soares, José Delmar e Roberta Jacinto, premiou os destaques do ano e os melhores nas categorias desfile temático e sem tema. Para o já tradicional troféu Farroupilha, da Câmara de Vereadores, os jurados foram os tradicionalistas locais Jeferson Rodrigues, Magda Afonso e Rita Sampaio. A base legal da premiação é a Lei Municipal n° 3.695/2006. Os prêmios foram entregues durante o baile na entidade tradicionalista local.

O MELHOR DE 2019 – Fundado no ano de 2012 por um grupo de jovens tradicionalistas, o piquete À Moda Antiga terminou o 20 de setembro de 2019 com as três maiores premiações do desfile em Pinheiro Machado. Atualmente formam um grupo de 48 integrantes.

Com o tema “Adão Latorre: uma história de guerra, amor e esperança que muitos desconhecem”, a encenação mostrou o enfrentamento entre federalistas (Maragatos) e republicanos (Pica-paus). Segundo relatos, a carnificina aconteceu no decorrer da sangrenta data de 23 de novembro de 1893. Consta que trezentos soldados republicanos foram rendidos em um cercado para gado, que ficou conhecido como “potreiro das almas”, e posteriormente teriam sido friamente degolados.

A riqueza de detalhes, na voz de Amanda Gonçalves, e a atuação de parte dos integrantes do piquete prenderam a atenção de todos os presentes na manhã gelada do Dia do Gaúcho na praça Angelino Goulart. Todo o cuidado, o capricho e a dedicação do piquete À Moda Antiga durante o desfile temático resultou no reconhecimento do CCTG Lila Alves, da Câmara de Vereadores e do voto popular de quem assistia ao ato tradicionalista na cidade.

PREMIAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES
Desfile temático: À Moda Antiga (1º lugar); Piquete do Xiru (2º lugar) e Rafael Pinto Bandeira (3º lugar).
Piquete sem tema: Guardiões da Olaria

PREMIAÇÃO DO CCTG LILA ALVES
Desfile temático: À Moda Antiga (1º lugar); Redomão (2º lugar); Piquete do Xiru (3º lugar) e Rafael Pinto Bandeira (4º lugar).
Destaque 2019: À Moda Antiga (1º lugar); Piquete do Xiru (2º lugar); Piquete Lila Alves (3º lugar) e Piquete Querência (4º lugar).
Piquete sem tema: Guardiões da Olaria

TROFÉU LANCEIROS NEGROS (voto popular)
Piquete À Moda Antiga

A atuação garantiu ao piquete os três primeiros lugares nas premiações Foto: Gislene Farion TP

 

Desfile farroupilha contou com expressivo número de participantes em Pedra Altas

Participaram do desfile, pedrasaltenses de todas as idades Foto: Fotos: Viviane Peixoto/Especial TP

O desfile tradicionalista, no dia 20 de setembro, em comemoração ao encerramento da Semana Farroupilha de Pedras Altas foi avaliado como de um grande sucesso pelo Executivo. O evento contou com a presença de um expressivo número de cavaleiros, que desfilaram pelas principais ruas da cidade, acompanhados de tradicionalistas de vários municípios vizinhos.

O público – incluindo autoridades locais – lotou a praça central da cidade para aplaudir aqueles que defendem os costumes gaúchos com o tradicional desfile. Após a passagem dos cavalarianos eles se colocaram em frente ao palanque oficial, onde aconteceram os hinos Nacional e Rio-grandense.
A data foi encerrada com o tradicional almoço dos piquetes tradicionalistas constituídos no município.

 

Desfile em Bagé contou com cerca de 50 entidades

O desfile tradicionalista de 20 de Setembro, em Bagé, ocorreu nas avenidas Tupy Silveira e Sete de Setembro.

A programação iniciou às 10h com a apresentação da escolinha de Educação Infantil Cavalinho de Pau, que este ano completa 30 anos. Na sequência veio o Pelotão Mirim da Brigada Militar, bem como o desfile das frotas e viaturas oficiais.

A descida dos cavaleiros ocorreu em seguida, cerca de 50 entidades participaram. As atividades alusivas à data na cidade, foram encerradas na sexta-feira (20), às 18h, no Parque do Gaúcho, com a extinção da Chama Crioula.

Comentários do Facebook