
Segunda turma contou com 21 participantes Foto: Divulgação TP
O fim do mês de setembro foi marcado pelo segundo curso de Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos para a comunidade de Hulha Negra. O curso faz parte de um projeto de extensão desenvolvido por professores, técnicos e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifsul), campus Bagé, em parceria com a Prefeitura de Hulha Negra – através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Vigilância Sanitária, e Emater.
De acordo com médico veterinário e fiscal do SIM Hulha Negra, Marcus Leitzke, o segundo curso é uma continuidade à qualificação do pessoal que trabalha com alimentação no município, principalmente produtores de agroindústrias para um melhor atendimento da população.

Curso contou com aulas teóricas e práticas no IFSul Foto: Divulgação TP
O curso possibilita capacitar os participantes com habilidades necessárias para a fabricação, manuseio e higienização do local, de forma a garantir a qualidade e segurança dos alimentos através de dinâmicas que mostraram por meio da utilização de utensílios diários, de onde vem a contaminação e como proceder para que isso não ocorra. Conforme a professora Stela Maris Meira, “os mecanismos estão nos manipuladores dos alimentos e precisamos estar atentos, por isso a utilização de microscópios no laboratório do Ifsul. É um aprendizado quanto a higiene pessoal, do ambiente, equipamentos e todos os aspectos necessários para se obter um produto de qualidade ao consumidor”, explica.
Entre os temas, higienização de equipamentos, métodos de limpeza e sanitização, cálculo de diluição e preparo de sanitizantes, controle de vetores e pragas, além de aspectos legislativos. Também integrou o curso, conhecimentos sobre edificações e equipamentos, visualização de bactérias, entre outros.
No segundo curso participaram 21 pessoas, totalizando, entre as duas etapas, 44 capacitações.