A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Candiota, em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSUL Minas), Cáritas Diocesana, Diocese de Bagé e com o apoio do comércio e da Prefeitura de Candiota realizou, entre os dias 30 de setembro e 24 de outubro, o curso de produção de alimentos doces e salgados.
O curso aconteceu no salão da Comunidade Católica Imaculada Conceição de Candiota e foi ministrado no turno da noite, totalizando 50 horas/aula com o professor Vilmar Malaguez. Participaram do curso 21 alunos que tiveram conhecimento em padaria industrial e confeitaria, além da produção de pães, doces e salgados.
O objetivo do curso, inspirado no lema da Campanha da Fraternidade 2023 – “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), foi qualificar pessoas da comunidade para serem capazes de gerar sua própria renda com o aprendizado do curso e serem inseridos no mercado de trabalho.
Integrou o período do curso, um bingo beneficente no dia 17 de outubro, que teve por finalidade, auxiliar nas despesas, momento em que foram apresentados para a comunidade local pães, cucas, bolachas, pizzas e bolos produzidos pelos alunos.
A formatura oficial de conclusão do curso será na próxima segunda-feira (18), a partir das 19h30, no salão da Comunidade Imaculada Conceição, contando com a presença dos alunos, professor, freis, representantes do IFSUL Minas, poder público e familiares dos alunos.
O curso contou com a participação de homens e mulheres. O aluno Jorge Farias, disse que o curso foi um aprendizado muito bom. “Vamos aprendendo, podemos passar para outras pessoas. Foi ótimo e esperamos que outros aconteçam”.
Magda Mulé, que já é padeira e confeiteira, falou em aperfeiçoamento. “Já trabalho na área, mas quando saiu a inscrição eu quis fazer, porque amo essa profissão. Nunca sabemos o suficiente, a gente sempre quer se aperfeiçoar, aprendi muito neste curso. A palavra é gratidão e aguardo outros cursos”.
O coordenador do curso, o frei Paulo Eduardo Müller, falou sobre a importância do curso e parabeniza a todos. “Para nós, Paróquia, foi importante contribuir na formação destes novos profissionais. O amor com que todos se dedicaram ao curso revela que há um sonho e um desejo de uma vida melhor colocados em cada esforço e na busca do aprendizado. São padeiros e confeiteiros de fato, com a mão na massa. Como diz o ditado ‘é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe’. Parabéns a todos os formandos”, concluiu.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*