Nesta quinta-feira (20), o diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Max Meinke, esteve reunido com o corpo técnico da autarquia para realizar uma avaliação do racionamento de 12 horas implantado na cidade, intercalando os setores 1 e 2.
Segundo dados da Estação de Tratamento de Água (ETA), desde que iniciou o racionamento, está sendo registrada, em média, uma economia diária de 12% no consumo de água, o que torna mais lenta a redução dos níveis das barragens. A barragem da Sanga Rasa está 4,60 m abaixo do nível normal. Já a barragem do Piraí está com 2,75 metros negativos.
Porém, a falta de chuvas na cidade e as previsões de baixos volumes de precipitação para os próximos dias preocupa o Daeb. Em março, até o momento, choveu apenas 18 milímetros, enquanto a média histórica do mês é de 116,4 milímetros. Em janeiro, a cidade também registrou precipitações muito abaixo da média, chegando, assim, a um déficit de mais de 200 milímetros, somando os dois meses.
Ao final da reunião, o grupo decidiu por manter o racionamento neste sistema intercalado. Uma nova avaliação será realizada na próxima segunda-feira (24).
AÇÕES
O Daeb está realizando ações para amenizar os efeitos do racionamento. Uma delas foi a instalação de um booster (bomba) na Avenida Santa Tecla. Este equipamento é utilizado para regular a pressão, fazendo com que a água consiga chegar com força e de maneira mais rápida em regiões mais altas e/ou distantes. No caso deste instalado na Santa Tecla, busca melhorar o abastecimento de água nas pontas da rede dos bairros Malafaia e Ivo Ferronato. O booster foi acionado nesta quarta-feira (19) e já mostrou resultados positivos.
Porém, os bairros Ivo Ferronato e Malafaia seguem tendo problemas de abastecimento devido às rupturas diárias da rede na Santa Tecla, em razão da obra de asfaltamento que está sendo realizada. O Daeb está sempre efetuando o conserto o mais rápido possível, mas para realizar o reparo é necessário desligar os motores que abastecem esta região, desestabilizando todo o sistema de distribuição.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO