Que a internet facilita a comunicação e aproxima as pessoas isso ninguém mais tem dúvidas, mas em tempos de pandemia – onde o distanciamento social é uma das formas de evitar a disseminação do coronavírus – ela se torna ainda mais indispensável. Apesar de contar com apenas 12 pessoas no local, o último sábado (17) foi de um grande encontro pela democracia em Pinheiro Machado. Mais de 600 pessoas assistiram ao vivo a transmissão e até o fechamento desta edição o debate entre os candidatos a prefeito já contava com mais de 12 mil visualizações – o número de habitantes do município.
Em se tratando de internet, nem mesmo os problemas de conexão com a fibra óptica foram empecilho já que atualmente os celulares também dão conta do recado. Naquela oportunidade, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB-PDT), Gilson Rodrigues (PT) e Rogério Moura (PSB-PP-MDB) participaram do debate promovido pela Rádio Hulha Negra FM, o Tribuna do Pampa e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) e mostraram que estão todos no páreo. Enquanto eles faziam o enfrentamento de ideias, os espectadores também faziam questão de expor seus comentários e suas preferências para o voto no dia 15 de novembro. Em suma, daquele encontro, candidatos, eleitores, a democracia e o jornalismo saíram vencedores.
CANDIDATOS – Em conversa com o repórter da Hulha Negra FM, Nardo Porcellis, os próprios candidatos avaliaram a participação no debate que se estendeu ao longo da manhã. “A participação foi muito positiva, tivemos algumas divergências, mas apesar de tudo somos pessoas íntegras, honestas e vamos trabalhar pela comunidade de Pinheiro Machado. Eu sempre tenho esse propósito: trabalhar para a minha comunidade e assim vou continuar fazendo. Agradeço a iniciativa da Rádio Hulha Negra, ao João André Lehr, do Tribuna do Pampa, que está sempre a nossa disposição e à Acias que vai ser uma parceira nossa”, registrou Rogério.
Segundo Betiollo, a iniciativa vai possibilitar que os eleitores tenham mais clareza para decidir o voto. “Não só nós, candidatos, ganhamos com isso. A comunidade e a região também ganharam porque todos puderam ouvir, ver e sentir a intenção de cada candidato. Acho que temos que propor coisas viáveis, falar a verdade e isso eu tenho falado muito na minha campanha, mesmo que não seja boa para mim, é preciso que se fale a verdade e ir até o final com ela”, disse.
Para Gilson, valeu a pena o embate de ideias e a oportunidade de mostrar suas propostas. “Os desafios do nosso município nós já sabemos, mas o debate realmente foi muito bom para que as pessoas pudessem ouvir o que temos a dizer e avaliar quem está mais preparado. Isso nós estamos. Vamos devolver a autoestima para a população, fazer com que a cidade volta a ser limpa e bonita, retomar o vale-alimentação e pagamento em dia dos funcionários e, no geral, vamos fazer Pinheiro Machado feliz de novo”.
MISSÃO CUMPRIDA – Entre os organizadores do evento, a satisfação já era visível desde o início do debate – quando se percebeu que os três candidatos entenderam a importância de suas participações e com a audiência do público durante toda a transmissão. “Avaliação muito positiva, foi um debate de alto nível e ficamos muito satisfeitos com o comprometimento deles com a cidade”, avaliou o diretor de operações da rádio e mediador do debate, Fabiano Leal.
Para o jornal, Jesus Benê Gomes, presidente da Acias, disse que a parceria deu ainda mais visibilidade para a associação – inclusive à nível regional. “Nos sentimos muito honrados de poder não só sediar o debate, mas também mostrar que a Acias está diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade. Foi uma oportunidade de mostrar aos candidatos a prefeito que somos atuantes e que estamos trabalhando cada vez mais para fomentar o comércio e fazer Pinheiro Machado prosperar”, registrou.
Já o diretor e editor do TP, João André Lehr, disse que todos os envolvidos deram uma excelente contribuição para que o resultado fosse satisfatório. “Nossa missão foi cumprida, apesar do enfrentamento de algumas dificuldades técnicas. E qual era a missão? Fortalecer a democracia, tão ameaçada no Brasil nos últimos tempos. Foi um debate de alto nível e nesse caso precisamos parabenizar os três candidatos, que protagonizaram isso. Também nos congratular com a comunidade pinheirense, que teve ampla participação e interação ao longo e após o debate”.
APOIO E PREVENÇÃO – O debate em Pinheiro Machado, além do patrocínio da Padaria e Restaurante da Aninha, Posto dos Balinhas, Clínica Sphor, Super Mercosul e Summer Informática, contou com o apoio da Brigada Militar e a fiscalização para cumprimento dos protocolos sanitários em relação à pandemia do novo coronavírus. A organização seguiu todas as exigências da Vigilância e do Comitê Extraordinário em Saúde (CES) para a realização do evento.
PRÓXIMOS DEBATES – A parceria entre a rádio e o jornal continuou neste sábado (24), quando ocorreu o encontro entre os vice-prefeitos hulhanegrenses; já em Candiota, o debate entre os prefeituráveis está marcado para o próximo sábado (31) e, para fechar o cronograma, um novo debate entre os candidatos a prefeito de Hulha Negra ocorre no dia 13 de novembro. A transmissão ocorre pelas ondas da Hulha Negra FM (104,9), no site hulhanegrafm.com.br e no Facebook do Tribuna do Pampa (com som e imagem).