PRESERVAÇÃO

Deputado Lindenmeyer apoia implantação de Museu da Geodiversidade em Caçapava do Sul

O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) se reuniu nesta quinta-feira (25), no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o diretor do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM), Joel Santana, e a diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS), Mirela de Araújo, para tratar sobre a possibilidade de construção do Museu da Geodiversidade nas dependências do campus da Unipampa em Caçapava do Sul. A ideia se reforça, já que esta semana o Geoparque de Caçapava do Sul foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O parlamentar recebeu pedido de apoio ao projeto em encontro com o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Frank Peçanha, que visitou o gabinete de Lindenmeyer em Brasília.

Deputado e o pró-reitor da Unipampa Foto: Divulgação TP

Os diretores do Ibram sinalizaram a intenção de firmar um acordo de cooperação técnica para auxiliar a Unipampa na elaboração do projeto através de um plano de trabalho a ser definido junto à universidade.

Alexandre Lindenmeyer saiu otimista da reunião. “A construção do Museu da Geodiversidade no campus da Unipampa em Caçapava do Sul vai atrair mais pessoas para ver de perto a grande variedade de rochas e estruturas geológicas que representam parte do contexto histórico do nosso Estado”, comentou o deputado, que seguirá acompanhando o projeto.

CAPITAL DA GEODIVERSIDADE – Caçapava do Sul é a capital gaúcha da Geodiversidade. Lá é encontrada uma grande variedade de rochas e estruturas geológicas que atrai turistas o ano inteiro. A proposta de implantação do museu na cidade, conforme o pró-reitor Frank Peçanha, daria contribuição importante para o desenvolvimento social e humano e para a valorização do contexto histórico e mineral de toda a região. A Unipampa de Caçapava do Sul costuma receber escolas para visitas. Entre as principais atrações, estão amostras de rochas, expositores e réplica da Preguiça Gigante (mamífero pré-histórico) em tamanho real.

Comentários do Facebook