GOVERNO

Deputado pelotense deve assumir Secretaria de Meio Ambiente

Luiz Henrique Viana Foto: Divulgação TP

Segundo a assessoria do deputado estadual Luiz Henrique Cordeiro Viana (PSDB), ele foi convidado pelo governador e seu correligionário Eduardo Leite, para ser o novo secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura. Viana tem 59 anos, é advogado formado pela UFPel, pós-graduando em Gestão Pública e deputado estadual em primeiro mandato. Eleito com 25.629 votos – destes, 22.593 (88,15%) foram obtidos em Pelotas.

De fevereiro de 2011 a abril de 2012, Viana foi secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas, no governo do então prefeito Fetter Júnior (PP). Como secretário, modernizou processos ao implementar o Sistema de Licenciamento Online, o Sislam. Trabalhou sempre em proximidade com o Ministério Público, que tinha, à época, os promotores Jaime Chatkin e Paulo Charqueiro à frente das questões ambientais. Como titular da SQA, criou curso de Educação Ambiental e instituiu a Comissão de Termos de Compromisso Ambiental, formada por servidores, para agilizar a tramitação dos processos na Secretaria e preservar o caráter técnico das decisões internas.

Entre 2013 e 2018, foi vereador em Pelotas e líder do governo na Câmara durante todo o mandato do ex-prefeito Eduardo Leite (2013-2016). Em 2017, quando presidiu a Câmara de Vereadores, economizou R$ 7,2 milhões, um terço do orçamento do Legislativo municipal daquele ano.
A economicidade segue como uma das marcas da atuação política de Viana. Em dois anos de mandato como deputado estadual, economizou mais de R$ 1,1 milhão de reais com pessoal, verba de gabinete e diárias.

Viana é autor de dez projetos de lei. Entre eles, o que torna obrigatório o atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes em estabelecimentos públicos e privados no Rio Grande do Sul.

Criou também a proposta que torna direito dos servidores estaduais aposentados a possibilidade de fazerem a prova de vida na cidade em que moram e o projeto que torna obrigatória a colocação de banheiros químicos adaptados a deficientes físicos em eventos públicos do Rio Grande do Sul.

Na Assembleia Legislativa, Viana é criador de duas frentes parlamentares: a de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista e a de Fortalecimento da Ovinocultura no Rio Grande do Sul.

Viana é casado e pai de três filhos. Católico, membro do Movimento de Emaús há quatro décadas. Em coro às palavras do papa Francisco, entende que a política é a mais alta forma de caridade – compreendida como serviço e amor ao próximo, como promoção da dignidade humana, não mero assistencialismo.

Comentários do Facebook