DIA DO GAÚCHO

Desfiles reúnem cerca de 800 cavalarianos na região

A tradicional atividade de 20 de setembro ocorreu nas cidades de Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado

Os gaúchos celebraram na terça-feira, 20 de setembro, o seu dia. A data é uma homenagem a Revolução Farroupilha, conflito contra o governo imperial do Brasil que tinha por objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul. A revolta iniciou em 20 de setembro de 1835 e durou aproximadamente 10 anos, chegando ao fim após um acordo de paz entre as partes envolvidas. Na região, na manhã de terça-feira, cerca de 800 cavalarianos participaram do tradicional desfile farroupilha, uma vez que apresentaram os exames negativos dos cavalos relativos às doenças de mormo e anemia infecciosa equina.

Na Capital Nacional do Carvão, cerca de 200 cavalarianos participaram da atividade, promovida na avenida 24 de Março. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota informa que em torno de 600 pessoas prestigiaram o evento. O órgão comunica também que o Chimarrão Farrapo que estava programado para ser realizado à tarde, na praça Dario Lassance, foi cancelado devido à morte de Deivid Brião de Borba, de 31 anos, que supostamente foi vítima de latrocínio na sede do município. De acordo com a secretaria, o evento, que conta com mateada e apresentações das invernadas artísticas locais, deverá ser realizado em outra data.

O desfile temático em Pinheiro Machado foi realizado pela manhã em frente à Praça Angelino Goulart. Neste ano, 410 cavaleiros desfilaram na terra da ovelha. O patrão do Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves – que organiza a atividade, Jeferson Garcia Rodrigues, comenta que um bom público compareceu ao evento. A edição deste ano do concurso que elege as melhores apresentações dos piquetes premiou com troféus, na categoria Piquete Sem Tema, o dos Farias. Já na categoria com tema, o primeiro lugar ficou o Lila Alves, seguindo pelo Rafael Pinto Bandeira e o do Xirú.

Em Pedras Altas, a atividade reuniu em torno de 90 cavaleiros na avenida Comendador Ávila. Eles integram o Núcleo de Cavalos Crioulos e os piquetes dos Gaudérios, da Tala e Tropilha Crioula, que desfilou junto com os integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela de Pedras Altas, entidade promotora do evento. A tesoureira do CTG, Rozangila Centena de Palma, destaca que o público que prestigiou o evento também foi expressivo.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Hulha Negra estima que aproximadamente 100 cavalarianos marcaram presença do desfile deste ano. Os tradicionalistas passaram pelas ruas Serafim dos Santos, Laudelino da Costa Medeiros e Getúlio Vargas. “Foi muito boa a integração entre as entidades, mostraram que o tradicionalismo está vivo não só na Semana Farroupilha, mas os 365 dias do ano”, avalia o titular da Smec, Vinicius Kercher.

PINHEIRO MACHADO

HULHA NEGRA

PEDRAS ALTAS

CANDIOTA

Comentários do Facebook