CORONAVÍRUS

Pinheiro Machado precisa de quase 9 mil doses para vacinar toda população acima de 20 anos

Demanda foi entregue à secretária estadual de Saúde esta semana

Em audiência, prefeito e secretário entregaram demanda à Arita Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Preocupado em agilizar o processo de vacinação em Pinheiro Machado, o prefeito em exercício, Ronaldo Madruga, junto ao secretário de Saúde e Assistência Social, Éliton Rodrigues, estiveram em Porto Alegre, em agenda com a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann.

No encontro, Madruga entregou um ofício e um dossiê da atual situação da cidade, solicitando 8.930 doses (17.860 doses para duas doses). Com este quantitativo, se garante a vacinação da população com mais de 20 anos. No entanto, a secretária do Estado, afirmou que o momento é delicado, mas garantiu que em até 60 dias, a população com mais de 60 anos estará vacinada. Essa população em Pinheiro necessita de 1.470 doses.

Arita enfatizou ainda que a vacina é sim uma das estratégias fundamentais, mas que junto é necessário manter as outras medidas, se referindo aos demais cuidados que o Ministério da Saúde orienta a população. “É preciso que sigamos com a ‘vacina’ do uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual, como a máscara, o uso do álcool gel, manter o distanciamento, entre outras ações, para diminuirmos a transmissão do vírus”, afirmou.

Até o momento, o município já aplicou 262 vacinas em primeira dose nos profissionais da saúde e 188 em segunda dose. Vacinou em primeiro e segunda doses moradores e profissionais do asilo – 11 pessoas, além de 385 idosos com 80 anos ou mais em primeira dose e 33 em segunda, bem como duas pessoas entre 75 e 79 anos em primeira dose.

Comentários do Facebook