
Municípios já estão realizando as imunizações Foto: Divulgação TP
No próximo sábado (18), acontece em todo o território nacional o dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para crianças de 1 a 5 anos incompletos – até 4 anos, 11 meses e 29 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a meta é alcançar ao menos 95% delas, independente se a caderneta de vacinação estiver em dia ou não. A campanha teve início no dia 6 de agosto e estende-se até 31 do mesmo mês.
Além das crianças, apesar de não fazer parte do público alvo da campanha, as equipes de saúde também estão se mobilizando para vacinar os adultos contra o sarampo. “Cada adulto que vem trazer a sua criança, a gente pergunta se ele conhece a situação vacinal dele em relação à doença e se ele não tem (ou não sabe) a gente vacina. Para os adultos não é campanha, é rotina”, comentou Ariadne da Costa, enfermeira responsável pelas imunizações em Candiota.
Segundo ela, a mobilização da saúde em campanhas vacinais é um alerta para que a população esteja mais segura. “Independente da criança ter sido vacinada ou não, ela tem que repetir. As vacinas não têm a eficácia de 100% e como a gente tem um movimento de estrangeiros muito grande é preciso tomar esse cuidado. Existem países que não existe essa dinâmica de vacinação como no Brasil, então doenças como o sarampo e a pólio são endêmicas – elas acontecem normalmente como se fosse uma gripe aqui. Em função disso, nós estamos refazendo para que não se tenha pessoas suscetíveis no nosso meio”, explicou a profissional.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul alerta que a vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo – que voltou a circular no país e evitar a reintrodução do vírus da poliomielite (ou paralisa infantil). Mesmo quem já recebeu as doses deve se vacinar.
MOBILIZAÇÃO – As cidades de cobertura do TP têm se mobilizado para atingir as metas e vacinar a maioria do público alvo da campanha. A nossa equipe de reportagem fez contato com os profissionais da saúde para entender como tem sido realizada a campanha nessas localidades.
CANDIOTA – De acordo com a enfermeira Ariadne da Costa, o município tem em torno de 600 crianças para vacinar e até o fechamento da edição haviam chegado apenas 200 doses – a expectativa é que ainda nesta semana haja o complemento para que seja possível alcançar a meta. Para o dia D, a princípio todas as unidades estarão abertas, das 8h às 17h. *Ainda sem confirmação de vacinador disponível para o dia inteiro na 8 de Agosto.
HULHA NEGRA – Conforme informou a responsável pelo setor de vacinas, Rosângela Araújo, a campanha tem ocorrido normalmente e a meta é imunizar 388 crianças até o final de agosto. As doses estão sendo aplicadas de segunda à sexta-feira, no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Para as crianças residentes no interior do município, o cronograma de vacinação já está ocorrendo de acordo com os dias de atendimento da equipe de saúde dos assentamentos. No sábado (18), o horário para vacinação é das 8h às 17h.
PEDRAS ALTAS – Segundo o coordenador de Saúde, Celso Caetano, já na primeira semana o município atingiu 25% da meta prevista para a campanha de 2018. As vacinas estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira na Policlínica e para o público do interior com a equipe do ESF Cidade do Castelo nos dias de atendimento. Para o dia D, as crianças serão recebidas na Policlínica com brinquedos infláveis e o Zé Gotinha, das 8h às 17h.
PINHEIRO MACHADO – Até a última sexta-feira (10), o município estava sem vacinas por imprevisto no sistema de resfriamento. Por motivo de segurança, o lote adquirido foi trocado e as equipes de todos os postos já estão aptas para participar da campanha. De acordo com o secretário de Saúde, Éliton Rodrigues, preocupou a baixa procura nessa primeira semana de mobilização. Para o dia D, visando facilitar o atendimento da população, a vacinação acontece de forma centralizada – na sede da Secretaria de Saúde, também das 8h às 17h.