
Prefeito Bebeto está otimista para 2019 Foto: Arquivo TP
Nesta terça-feira (15) o Tribuna do pampa traz a última matéria especial com os prefeitos que integram os municípios de cobertura impressa do TP. Na ocasião, o prefeito de Pedras altas, Bebeto Perdomo lembrou os trabalhos realizados por sua gestão no ano passado, segundo de governo, afirmando que foi um ano extremamente positivo e com muitos trabalhos em todas as pastas.
O prefeito destacou o trabalho integrado das Secretarias, de forma que proporcionasse ações também integradas entre as comunidades, principalmente as rurais. “Primamos por ações e eventos em que as pessoas das diferentes localidades se encontrassem. Desejávamos a união dos nossos munícipes e conseguimos. As festas contavam com a participações de pessoas de assentamentos distintos, tanto as esportivas que procuramos realizar de forma integrada e que todos pudessem participar, como a abertura da temporada da prainha do São Diogo e as tradicionais da cidade, como a Fejupa, onde todos também puderam se fazer presente”, relatou Perdomo.
Em segunda linha o prefeito Bebeto expôs o importante trabalho da Secretaria de Obras com manutenção e recuperação de estradas, garantindo o deslocamento das pessoas. “Continuamos a recuperação do patrimônio público desde que assumimos. De cinco caminhões, hoje já contamos com três funcionando; das retroescavadeiras, hoje duas também já estão funcionando. Atuamos de forma intensa na manutenção das estradas internas dos assentamentos e iniciamos as entradas das propriedades, que era uma das metas de governo”, enfatiza.
Com relação a Obras, Bebeto também citou a recuperação de 13 pontes do interior do município e a instalação de 900 bueiros com recursos próprios da Prefeitura. “Foi um ano difícil, sofremos com a estiagem, um decreto de Emergência e o não retorno de recursos, mas conseguimos seguir em todas as frentes e dar a atenção necessária em nossas estradas, além de inaugurar a praça Alexandre Barbosa Ávila (Xandão) e dar uma atenção especial à limpeza da área urbana da cidade”, destaca.
Em parceria com a Obras, o prefeito ressaltou o trabalho da Secretaria de Agricultura, que através do empenho dos funcionários, hoje conta com uma equipe agrícola para atender as necessidades dos produtores. “Disponibilizamos uma hora de retroescavadeira no período de estiagem e pelo segundo ano consecutivo, o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Também conseguimos a liberação de recursos para a compra de resfriadores e geradores para os produtores de leite. Foi um grande avanço”, disse Bebeto.
EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA E SAÚDE – O gestor fez referência ao trabalho das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. “As duas pastas trabalharam em muitos eventos de forma integrada. Ocorreram oficinas nas áreas urbana e rural, sendo a principal em termos de inovação, a de violão. As festividades contavam com a organização e trabalho das duas secretarias, de forma que toda comunidade fossem bem atendida. Na educação, mantivemos a plataforma de governo que é a integração de todas as escolas, com uma só educação e de qualidade. Encerramos o ano com nove formaturas, todas com o mesmo padrão e de maneira uniforme. Posso dizer que foi excelente”, disse Bebeto.
Na área de saúde, o prefeito destacou o trabalho da equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF), que hoje conta com uma política de atendimentos, bem como a realização de campanhas preventivas para a comunidade.
ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – “Foi um ano de controle de despesas”, disse o prefeito ao se referir a pasta. Conforme Bebeto, apesar dessa atenção com os gastos, foram investidos em torno de R$ 70 mil em treinamento de funcionários, além de informatização de secretarias. “Foram muitas ações para que no, no futuro, possamos aumentar a arrecadação do município, controlar as despesas e trazer mais investimentos para a cidade”, concluiu o gestor ao avaliar o segundo ano de mandato.
PROJEÇÕES PARA 2019 – Questionado sobre alguns trabalhos e obras que devem ser realizados neste ano, o prefeito ressaltou, principalmente, a compra de maquinários e duas pontes. “Acreditamos que será um grande ano para a administração municipal e a comunidade de Pedras Altas. Pretendemos comprar uma escavadeira hidráulica, um caminhão caçamba trucado e uma ambulância para a saúde com recursos próprios do município. O trabalho nas estradas será seguido e de forma intensa, bem como a manutenção de pontes e a colocação de bueiros para melhorar a drenagem, incluindo a construção de duas pontes do tipo “passagem molhada” nas comunidades do Nascente e do passo dos Paulistas”, relacionou Bebeto.
O gestor também citou outras ações e atividades principais a serem desempenhadas ou continuadas. “Nos organizamos para realizar a pintura em todas as escolas do município e compramos uniformes completos para os alunos da rede escolar. Incentivando a prática esportiva, vamos fazer a reforma na iluminação de todas as quadras esportivas das comunidades do interior e a doação de tintas para a pintura das quadras. Na saúde, vamos dar prosseguimento as campanhas preventivas através de um processo de união entre as secretarias, sem deixar de investir no funcionalismo”, conclui o prefeito.