Este fim de semana será voltado a cultura em Pedras Altas. Começa nesta sexta-feira (16) e encerra no domingo (18), o evento Dia do Patrimônio Pedras Altas 2024, realizado pela Associação de Turismo de Pedras Altas (Atupa), com o apoio do Sindicato Rural de Pedras Altas, CTG Sentinela de Pedras Altas, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC), Associação Castelo de Assis Brasil, Emater, Lobato & Valente e Casa do Artesanato de Pedras Altas. O evento é alusivo ao dia do patrimônio, comemorado no dia 17 de agosto e que integra as comemorações da Semana Nacional do Patrimônio.
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, a presidente da Atupa, Renata Schlee disse que o projeto tem como objetivo evidenciar essa herança cultural de Pedras Altas a partir da valorização, da demonstração e vivência desse patrimônio material e imaterial que é o modo de vida pampeano. “A arte que vem desse atravessamento, os hábitos, os costumes, a culinária e, acima de tudo, eu diria a lida campeira, porque a partir dela vamos ter todos esses atravessamentos. Então nós elencamos e destacamos alguns elementos dessa cultura, como a guasqueria com o desenvolvimento do ciclo do couro aqui no Pampa e a lã a partir do desenvolvimento justamente da produção em lã, da criação da ovinocultura que é tão forte aqui na região. E aí a partir desses dois grandes elementos que é o couro e a lã, nós então montamos uma série de programações que vão justamente, desde a arte, dos hábitos, dos costumes e a própria lida campeira, buscando a valorização da nossa cultura”, explicou.
Ainda acerca da programação, Renata destaca o momento voltado às escolas. “A expectativa é que além de escolas da zona urbana e rural de Pedras Altas, tenhamos também alunos de outros municípios como Herval que já confirmou presença. É uma participação importante termos alunos e alunas de diferentes idades e turmas vivenciando esses momentos e resgate da nossa cultura”, afirmou a presidente, destacando também a realização da penca de couro, realizada no domingo, onde a gurizada se diverte bastante, pois a pessoa senta no couro e é puxada por cavalo.
Por fim, Renata frisa a importância das parcerias para o evento. “Essa é uma festa da comunidade e para a comunidade, que fala como nós somos e querendo provocar essa valorização para a auto-estima da comunidade. Desde já agradecemos aos parceiros, pois sem essa união esse evento não seria possível nessa grandeza”.
Como apoiador, o presidente do Sindicato Rural de Pedras Altas, Carlos Hofmeister disse que a programação do Dia do Patrimônio busca enaltecer a cultura regional. “Serão apresentados trabalhos espetaculares feitos em couro, assim como teremos o lançamento do livro, que merece ser guardado em coleção. Destaque também para o processo de artesanato em lã, que mostrará desde a retirada da lã até uma peça pronta, apresentações artísticas e gastronomia. Serão dias muito importantes no que se refere a conhecimento e cultura do gaúcho”.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira – dia 16
– Programação destinada somente para escolas. Local: Sindicato Rural de Pedras Altas. Entrada franca, das 13h30 às 18h. Degustação de culinária campeira.
– Mostra de Guasqueiras e livro: Guasqueiro – a arte gaúcha do couro no apero crioulo (Lobato & Valente).
– Mostra de artesanato em lã (Casa do Artesanato de Pedras Altas).
Sábado – dia 17
– Programação aberta à comunidade. Local: Sindicato Rural de Pedras Altas, entrada franca, das 13h30 às 20h.
– Mostra de Guasqueiras e livro: Guasqueiro – a arte gaúcha do couro no apero crioulo – 2ª edição (Lobato & Valente).
– Mostra de artesanato em lã (Casa do Artesanato de Pedras Altas – disponíveis para venda).
– Degustação – culinária e gastronomia campeira das 18h às 20h (grupos organizados de Pedras Altas que produzem doces, salgados, bebidas e refeições. Os alimentos e bebidas serão vendidos).
– Choripan; fogo de chão; gaiteiro; roda de conversa; roda de mate. (Alimentos e bebidas serão vendidos).
Domingo – dia 18
– Local – Sindicato Rural de Pedras Altas: Programação aberta à comunidade de mostras e degustação (mesma do sábado, 17), das 10h às 16h, com entrada franca.
– Local: Castelo de Pedras Altas: das 16h às 18h. Visitação guiada – somente para inscritos – vagas limitadas. Inscrições: atupapedrasaltas@gmail.com.
– Local: CTG Sentinela de Pedras Altas: das 10h às 17h, entrada franca. Pela manhã: demonstração de jogo do osso, música, roda de mate; 12h – almoço campeiro – carreteiro de carne de ovelha; feijão campeiro; salada verde com tomate; opções de bebidas. (almoço e bebidas serão vendidos); Tarde: 14h – apresentação da invernada artística; demonstração de jogo do osso; música; roda de mate; penca do couro; demonstração de gineteada
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*