Em dezembro de 2023, Bernardo Anadan Duarte, 76 anos, nascido e criado em Candiota, foi diagnosticado com câncer de próstata, segundo tipo mais comum nos homens no Brasil.
Se dizendo Rio-grandino de coração, Bernardo foi embora de Candiota aos 50 anos de idade, mas desde que foi diagnosticado, retornou ao município para morar com a irmã e conseguir fazer o tratamento na cidade de Bagé. “O médico pediu o meu exame por estar com o Antígeno Prostático Específico (PSA) alto, e assim descobrimos que estava com câncer de próstata”, relembrou.
Seu Bernardo diz que já passou pelo processo de tratamento, quando fez quimioterapias. Ele contou que iniciou em agosto e permaneceu até setembro deste ano com essa rotina, que totalizou em 26 sessões. “Graças a Deus não sofri nenhuma reação, foi um tratamento tranqüilo. Eu posso ou não voltar para a quimioterapia, isso depende de como vai ser o resultado do próximo PSA”, explicou.
SOBRE A DOENÇA
De acordo com o site do Instituto Vencer o Câncer, a doença é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. Conforme as estatísticas americanas, um em cada oito homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. “No entanto, somente um homem em cada 41 morrerá da doença. Ele é responsável por cerca de 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de pulmão”.
“A próstata é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma. Está situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Por seu interior, passa a uretra, detalhe anatômico que explica o motivo das alterações prostáticas originarem dificuldade para urinar, queixa comum nos homens com mais de 50 anos. Na maioria dos casos, essa dificuldade é causada pelo crescimento benigno da próstata, que ocorre com o avançar da idade e recebe o nome de hiperplasia prostática benigna”, informa o site.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que serão diagnosticados 71.7 mil novos casos de câncer de próstata por ano entre 2023 e 2025.
NOVEMBRO AZUL
O mês de novembro é marcado pela cor azul, e dedicado para a conscientização sobre o câncer de próstata. A campanha do novembro azul, busca incentivar os homens a cuidarem mais da sua saúde e realizarem exames preventivos.
A recomendação é que os homens, a partir dos 50 anos, realizem exames anuais de toque retal e dosagem do PSA. Para aqueles que possuem histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*