UTE PAMPA SUL

Diretoria da Engie Brasil Energia visita locais onde a usina e a barragem estão sendo construídas

Os diretores da companhia conferiram o trabalho que está realizado em Candiota

A comitiva esteve no canteiro de obras da termelétrica e nos locais onde estão sendo construídos os alojamentos e a barragem

A comitiva esteve no canteiro de obras da termelétrica e nos locais onde estão sendo construídos os alojamentos e a barragem Foto: Divulgação TP

No final de setembro, a diretoria da Engie Brasil Energia esteve em Candiota para visitar o canteiro de obras da Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), que está sendo erguida na localidade de Seival. Em uma caminhada que percorreu os principais pontos da construção da nova usina, o presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Antonio Gori Sattamini, o diretor de Geração da companhia, José Luiz Jansson Laydner, e o presidente da UTE Pampa Sul, Pedro Carelli, juntamente com diretores da Engie, passaram pelas estruturas da caldeira, da chaminé, da casa de força, entre outros, e puderam visualizar as diversas frentes de trabalho que estão em atividade no canteiro de obras. Após, a comitiva esteve no local onde a barragem que abastecerá a termelétrica está sendo construída, obra que já em fase bastante avançada, e no local onde os alojamentos dos funcionários da UTE Pampa Sul estão sendo construídos.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, destaca que o objetivo da visita foi o de apresentar um panorama geral sobre o andamento da obra, possibilitando aos diretores a vivência do trabalho que está sendo realizado.

A UTE Pampa Sul terá capacidade instalada de 340 megawatts e deverá entrar em operação comercial em janeiro de 2019. O investimento total é de R$ 1,8 bilhão.

 

Área de Preservação Permanente do reservatório começa a ser preparada

A futura APP foi isolada com de cercas de arame liso

A futura APP foi isolada com de cercas de arame liso Foto: Divulgação TP

A água cumpre fundamental papel no processo de geração de energia em toda usina termelétrica. Por isso, paralelamente a instalação da UTE Pampa Sul, está sendo construída uma barragem que contará com um reservatório de quase 380 hectares, responsável por todo o abastecimento da usina quando ela entrar em operação. Ao lado do reservatório, uma Área de Preservação Permanente (APP), com mais de 152 hectares, também está sendo preparada.

Recentemente, teve início o isolamento da futura APP do reservatório, por meio da construção de cercas com fios de arame liso. O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, diz que a medida é necessária para proteger as áreas adquiridas e facilitar a sua regeneração natural. “A opção por fios de arame liso é também importante porque permite a circulação da fauna silvestre, mas evita o acesso de gado nos locais”, explica.

Paralelamente a esses trabalhos, está sendo elaborado o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (PACUERA), baseado em levantamentos realizados sobre os anseios da população vizinha ao reservatório e que apontará os possíveis usos secundários da área.

Colaboradoras da UTE Pampa Sul aderiram à campanha Outubro Rosa

Colaboradoras da UTE Pampa Sul aderiram à campanha Outubro Rosa Foto: Divulgação TP

OUTUBRO ROSA – As mulheres envolvidas na obra da UTE Pampa Sul, sejam as sediadas em Candiota, como em Florianópolis e até na China, aderiram à campanha Outubro Rosa, considerado, mundialmente, o mês de alerta para a necessidade de prevenção do câncer de mama. Trata-se de uma doença grave, mas que tem boas chances de cura quando diagnosticada precocemente. Com isso, a ação ganha força como alerta para que as mulheres estejam atentas e realizem seus exames preventivos.

Comentários do Facebook