
Organização dos materiais dos mesários Foto: Divulgação TP
Os municípios de Candiota e Hulha Negra são vinculados a 142ª Zona Eleitoral, em Bagé, responsável por todo o processo de organização das urnas, material de mesários e instalações dos equipamentos nos municípios para que tudo transcorra dentro do esperado nas eleições municipais para definição de prefeito (a), vice-prefeito (a) e vereadores (as).
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o chefe do cartório de Bagé, da 142ª Zona Eleitoral, João Carlos Eilert Filho, disse que a expectativa é que “a votação transcorra dentro da normalidade e que em poucas horas após o pleito tenhamos a definição dos (as) candidatos(as) eleitos(as). Nos dois municípios, teremos pontos de transmissão dos resultados das urnas nas Câmaras de Vereadores, não sendo necessário deslocamento até o cartório em Bagé, e desta forma agilizando o processo”.
Ele informou que a carga das urnas foram finalizadas no dia 27 de setembro e que elas já estão preparadas para uso no dia da eleição. “As seções são montadas, nos locais de votação, no dia anterior ao da eleição”, explicou.
Ainda segundo o cartório, não houve aumento de seções eleitorais, apenas mudança de local de votação em Hulha Negra. “A seção 1104, que ficava no Posto de Saúde do assentamento Nova União foi transferida, provisoriamente, para o Salão Comunitário do assentamento Nova União, distante poucos metros do local original”.
TRANSPORTE OFICIAL
João Carlos destaca que foram autorizados pela Justiça Eleitoral o transporte gratuito de eleitores da área rural. Confira abaixo os roteiros:
CANDIOTA
Roteiro – Assentamento 20 de agosto/Assentamento Pátria Livre/Conquista do Paraíso/Companheiro João Antônio/Cerros/ 22 de dezembro/ 8 de agosto/ Santa Izabel/Santa Lúcia/sede do município.
– um ônibus placa IQY 1895 – saída às 7h – retorno às 11h; saída às 12h30 – retorno às 16h30.
– um ônibus placa IUA 9609 – saída às 9h – retorno às 12h; saída às 13h30 – retorno às 17h.
ORIENTAÇÕES DO CARTÓRIO
O chefe do cartório disse que no dia da eleição é importante estar atento ao art. 39-A da Lei nº 9.504/1997, que se refere a permissões e proibições no dia 6 de outubro. Confira abaixo:
Art. 39-A. É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
- 1o É vedada, no dia do pleito, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como os instrumentos de propaganda referidos no caput, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.
HULHA NEGRA
Roteiro 1 – Linha Abrindo Fronteira/Santo Antônio/Sede (Santo Antônio e Cachoeira passa na BR/ Acampamento MST) – ônibus placa IWK 6756 (61p).
Roteiro 2 – Linha Salvador Jardim/Nova Esperança/centro – micro-ônibus placa IPI 5062 (23p).
Roteiro 3 – Linha 15 de Junho/Capivara A/Tapete Verde/Estância Velha/Sepé Tiaraju/Palmeiras/Trigolândia (Veículo grande só trafega nas estradas principais sem condições de entrar em corredores) – ônibus placa IFB 7099 (54p).
Roteiro 4 – Linha Meia Água/Est. Velha/Sepé Tiaraju/Trigolândia – ônibus placa IPI 5054 (23p).
Roteiro 5 – Linha Jaguarão/Arvoredo/Conquista do Futuro/15 de Junho – micro-ônibus placa IPI 5058 (31p).
Roteiro 6 – Linha N. Querência/ Capivara B./Nova Esperança – 15 de junho – ônibus placa ISV 1713 (60).
Roteiro 7 – Linha Capivara A/ Tapete Verde/Palmeiras/Banhado – 15 de Junho – ônibus placa IVR 2389 (26).
Todos os roteiros: saída 8h e retorno 11h.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*