INFRAESTRUTURA

DNIT reforça prazo que ponte da BR-293 reabre para carga pesada ainda em março

As obras de escoramento da ponte sobre o rio Piratinizinho (Sabugueiro), no km 68, na BR-293, em Piratini, devem estar prontas em breve e a reabertura da estrutura para veículos de carga ocorre ainda neste mês de março, conforme prometido e reafirmado ao jornal pela Assessoria de Comunicação do Departamento Nacional de Infrestrutura e Transportes (DNIT).
A ponte foi interditada para tráfego pesado no último dia 24 de fevereiro em função de ter apresentado rachaduras em sua estrutura. No local só passam veículos leves desde então, num sistema de Pare e Siga, com semáforos em ambos os lados, além de montes de rejeitos de asfalto para dificultar que veículos pesados burlem a proibição.

Deputado Afonso Hamm reunido com a diretoria nacional do DNIT, em Brasília Foto: Divulgação/Assessoria

MAIS 90 DIAS
O diretor-geral DNIT, Fabrício Galvão, também confirmou esta semana, ao deputado federal Afonso Hamm (PP), durante reunião na sede do órgão, em Brasília, que com a obra paliativa de escoramento, a liberação do tráfego de veículos de carga e passageiros ocorre até o final deste mês março. Durante a conversa com o deputado, o diretor disse que a recuperação total do local, ou seja, com uma obra definitiva, tem um prazo estabelecido pelo Departamento de mais 90 dias.
Hamm lembrou que o assunto já havia sido tratado por ele com o superintendente do DNIT do Rio Grande do Sul, Hiratan da Silva. “É uma rodovia de intensa movimentação, principalmente no período de safra, e também no verão, quando o turismo se intensifica. Além de ser o trajeto de boa parte dos municípios da região da Campanha e fronteira para o porto de Rio Grande, e também quando muitos usuários utilizam a rodovia para deslocamento para atendimento na área da saúde”, argumentou.
Vale lembrar que mesmo com a liberação do trafego pesado agora, o sistema Pare e Siga, com os semáforos continua até a obra definitiva ser concluída.

Obras de escoramento estão andando rapidamente Foto: Divulgação/Prefeitura de Pinheiro Machado

PRESSÕES
Antes do deputado Hamm, o vereador de Piratini Jimmy Carter Gonçalves e a assessoria do deputado federal Márcio Biolchi (ambos do MDB), estiveram no Ministério dos Transportes, em Brasília, pedindo pressa no conserto. O vereador esteve esta semana embaixo da ponte conferindo as obras de escoramento, assinalando a possibilidade de reabertura ainda esta semana.
Também, recentemente, uma comitiva de lideranças da região, esteve na Superintendência do DNIT, em Porto Alegrem pedindo providências. O grupo foi formado pelos prefeitos Ronaldo Madruga (Pinheiro Machado), Luiz Carlos Folador (Candiota) e a prefeita Viviane Albuquerque,a Veca (Pedras Altas), pelos vices de Pinheiro, Laura Ratto e de Piratini, Patrick Pereira, bem como pelos vereadores pinheirenses Rogério de Moura, Vivi Alves e Vilson Jorge, além do secretário de Obras do município, Urbano Montardo.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook