Domingo é dia de decidir o futuro de nossas cidades

O Brasil vivia em sobressaltos até bem pouco atrás. A questão da democracia estava sob constante questionamento, em ameaça mesmo. O que aconteceu com as sedes dos três poderes da República no famigerado 8 de janeiro de 2023 foi apenas a cereja do bolo de todo um processo urdido nos escaninhos dos palácios.

Claro que ainda a ameaça segue presente, pois esse ataque as instituições e aos pilares democráticos parece ser uma articulação não apenas brasileira, mas sim mundial, de forma orquestrada e com objetivos bem claros.

Contudo, neste domingo (6), o Brasil, de forma soberana e organizada, irá às urnas mais uma vez e temos a impressão, que para uma das eleições mais caras e importantes para a cidadania, pois vamos escolher a nossa representação nas câmaras municipais e aqueles que governarão os municípios pelos próximos quatro anos.

Temos três níveis de poder, porém é nas cidades onde a vida acontece de fato. Neste domingo estaremos escolhendo que futuro teremos e queremos para os lugares onde vivemos. Se teremos uma educação e uma saúde melhor, se haverá uma cidade mais limpa e organizada, se os mais pobres terão ou não acesso ao básico e para além disso, se haverá mais saneamento, oportunidades, segurança e bem-estar.

Tivemos chance de analisar nos últimos 45 dias e até bem antes disso, quais são as propostas, os comportamentos e quem é quem no processo eleitoral para fazermos as nossas escolhas de forma livre. Sabemos e não vamos ser ingênuos, que há o jogo econômico, a pressão e coerção de diversas formas, porém na hora da urna é você e ela para decidir o seu futuro.

Na área de cobertura do TP impresso, são 116.999 eleitores aptos a votaram. São 91.582 em Bagé, 5.502 em Hulha Negra, 8.349 em Candiota, 9.923 eleitores em Pinheiro Machado e 2.093 em Pedras Altas. Na área de influência do jornal ainda temos Dom Pedrito, Aceguá, Lavras do Sul, Herval e Piratini. Todos esses eleitores e eleitoras, ou melhor, a grande maioria deles e delas, comparecerão às urnas no domingo e vão decidir o futuro dessas cidades, assim como em todo o Brasil.

Que tenhamos e haveremos de ter, uma eleição de paz, tranquilidade e muita democracia.

Boa eleição a todos e todas!

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook