SOLIDARIEDADE

Durante as férias, pinheirense arrecada materiais escolares para crianças carentes

A campanha se estende até o início das aulas no município

O responsável pela campanha posou para a foto bastante orgulhoso do que já conseguiu arrecadar Foto: Gislene Farion TP

Essa é uma história de empatia. Com apenas 9 anos, o pinheirense Othávyo Teixeira já sabe bem o que isso significa. “Eu me coloquei no lugar das crianças que não têm e fiquei triste”. Foi desse modo que ele justificou ao Tribuna do Pampa o motivo que o levou a realizar, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha de arrecadação de materiais escolares. O destino? Alunos da rede municipal de ensino.

Na tarde desta quarta-feira (15), o menino recebeu a nossa equipe na sua própria casa para contar sobre a iniciativa. Com respostas rápidas e objetivas, Othávyo deixou claro que faz parte de um seleto grupo de pessoas que entende que os males da sociedade podem ser amenizados com a pequena ajuda de cada um.

“O meu dindo sempre ajuda os outros, às vezes ele fica sem nada, mas feliz por ter ajudado”, comentou com bom humor sobre o exemplo que segue. Deixando o protagonismo dessa campanha apenas para Othávyo, a mãe, Carla Teixeira, e a tia, Laura Teixeira, disseram que dão apoio no que ele precisa – mas relataram que as “invenções” são dele mesmo. Quando chega perto do final da campanha, como no ano passado, a mãe o leva para recolher os donativos. A tia grava os vídeos para divulgação da campanha no Facebook.

Essa tem sido mais uma atividade do menino durante as férias – ele também divide o tempo jogando Free Fire no celular (jogo de ação e aventura), andando de bicicleta na rua da sua casa ou “conversando pelos cotovelos”, como se diz. “Ele não para um minuto”, falou a mãe. Diante disso, como um bom observador, Othávyo parece que também não vai parar de prestar atenção nas pessoas que o cercam. Conforme contou a família, a campanha teve início porque um colega de sala de aula começou o ano sem material algum. Aquilo não passou despercebido quando ainda tinha seus 8 anos.

No inverno, ele também se mobiliza para a tradicional campanha do agasalho que algumas entidades na cidade ainda realizam. Ele faz praticamente tudo sozinho e conta com o maior orgulho sobre isso – ao mesmo tempo que lamenta: “eu tenho roupa para usar, mas um monte de gente aqui fica com frio”. A diferença é exatamente essa. Muitos lamentam e seguem a vida. Com pouca experiência, mas com olhar atento, Othávyo nos inspira e nos causa uma série de reflexões sobre nossas próprias ações. Que tal ajudar também?

COLABORE – Para a campanha, o menino está arrecadando todo o tipo de material escolar – caderno, lápis, borracha, cola, tesoura, régua, lápis de cor, apontador, etc. As doações podem ser entregues na Rua Israel Azambuja, nº 79 ou entrar em contato com Othávyo Teixeira pelo Facebook que ele mesmo vai buscar.

META – Em 2018, 40 kits foram entregues nas escolas Dois de Maio, Manoel Lucas Prisco e Avelino de Assis Brasil. Agora a ideia é aumentar o número de contemplados e chegar aos 50. Para isso, o importante é mobilizar a população para ajudar na causa. Empresas parceiras também são muito bem-vindas.

ENTREGA – Os kits para 2019 vão ser entregues aos diretores das escolas do município pelo Othávyo. Segundo ele mesmo informou, a ideia é que nos primeiros dias desse ano letivo os alunos já estejam recebendo seus novos materiais. “Eu mesmo queria entregar para cada um, mas como fica mais difícil, eu vou entregar de novo para a direção”, afirmou.

Comentários do Facebook