Pessoas no país inteiro saíram de suas casas no domingo (6), e foram cumprir o seu papel de cidadão, votando nos candidatos em que confiam para governar os municípios por mais quatro anos. Em Candiota, ocorreu tudo bem durante o dia, e a reportagem do TP aproveitou para conversar com alguns eleitores.

Na Escola Seival os eleitores da seção 28 enfrentaram fila Foto: Sabrina Monteiro TP
SEU ARMANDO

Seu Armando votou no final da manhã na seção 030 Foto: J. André TP
Votando na seção 030 da Escola Jerônimo Mércio da Silveira, na Vila Residencial, seu Armando Ritta aos 94 anos de idade não deixou de ir votar. Ele chegou por volta das 10h, e conversou com diversas pessoas que estavam no local.
Ao falar com a reportagem, ele disse que enquanto for possível votar, ele sempre irá comparecer. “No meu caso, eu vou votar, eu sempre votei. Gosto muito da política, não sou um político, mas aprendi muita coisa na política. Então, o meu viver é esse, eu gosto de votar”, disse ele, que esbanjou simpatia e vitalidade enquanto aguardava a sua vez.
VOTANDO PELA PRIMEIRA VEZ
Na Escola Seival, a jovem Amanda Magalhães, 18 anos, foi acompanhada da família votar pela primeira vez. Assim como boa parte de seus familiares, ela é eleitora na seção 79. “Eu acho que é muito importante para a gente poder exercer nosso papel no município, e eu estava muito empolgada como é a minha primeira vez”, disse ela.
APOIO DA ACESSIBILIDADE

Kátia votou acompanhada do esposo Júlio Foto: Sabrina Monteiro TP
Contando com o apoio da acessibilidade da Escola Seival, a eleitora Kátia Araújo, 65 anos, foi cumprir o seu papel de cadeira de rodas, acompanhada pelo esposo Júlio. Durante a conversa, ela reforçou diversas vezes o quanto ama votar, e o quanto ama a comunidade de Seival.
“Eu amo votar, gosto de votar nos meus candidatos, eu sei que Candiota vai melhorar agora, se Deus quiser. Eu amo o Seival, amo morar no Seival, adoro que o Júlio me carrega de cadeira de roda, eu amo mesmo, a coisa que eu mais adoro é votar, adoro sair de casa, sabe, eu estava em casa, me arrumei, me perfumei para vir aqui votar para os meus candidatos”. Kátia estava muito alegre, ela votou pela manhã também na seção 79.
VISITA DA JUÍZA ELEITORAL

Juíza eleitoral esteve na Escola Dario Lassance Foto: Sabrina Monteiro TP
No final da manhã de domingo, a juíza eleitoral da zona 142ª que atende Candiota, Bagé e Hulha Negra, Marina Wachter Gonçalves, passou pelo município e visitou a Escola Dario Lassance para analisar o movimento e intervir em algumas situações. Na oportunidade, ela também passou pela Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), na Vila Operária.
Sobre o clima que estava na cidade, a juíza respondeu que havia conversado com os mesários e que aguardava um dia tranquilo, como a principio foi. Ainda, ela desejou uma boa votação a todos, dizendo que as equipes estavam esperando tudo dentro da normalidade.