ABASTECIMENTO

Em nota, Prefeitura de Candiota explica gosto, odor e cor na água

Água tem causado transtornos, como no momento de lavar roupas Foto: DivulgaçãoTP

A comunidade candiotense, especialmente a da sede do município, tem enfrentando sérios problemas nos últimos tempos com o abastecimento de água, que é já uma questão histórica, que se agrava no verão.

Além do desabastecimento, a água tem apresentado gosto, cor e cheiro.

A Prefeitura, por meio do Setor de Técnico da Secretariade Obras e Serviços Públicos, acabou de divulgar uma nota, explicando a origem do problema. Pela manhã, já havia sido publicado um decreto de calamidade pública em função dos serviços prestados pela Equatorial Energia.

NOTA

Segundo a nota, com o aumento na altura do talude da barragem de captação de água bruta na sede do município, que ocorreu no período de estiagem no final do ano de 2022, supostamente pode ter havido revolvimento de solo e isso pode ter exposto rochas com abundância de ferro-manganês. “Desta forma, no período de verão, com o aumento das temperaturas ocorreu a proliferação de microrganismos redutores de ferro no manancial. Este metal por ser instável em água e reage com a matéria orgânica causando coloração, sabor e odor na água. Estamos cientes dos inconvenientes causados por essa situação e queremos assegurar a todos que medidas estão sendo tomadas”, assinala um dos trechos.

Também a nota reforça que as frequentes interrupções no fornecimento de energia têm afetado diretamente o tratamento de água, resultando em arrastes de partículas que decantam nas tubulações e interrupções no fornecimento do bem à população. “Estamos instalando aeradores e geradores para estabilizar o tratamento de água e minimizar a presença de ferro. Pedimos a compreensão de todos durante esse processo e garantimos que estamos trabalhando diligentemente para resolver tal questão o mais breve possível. Nossas equipes estão trabalhando. Agradecemos pela paciência e cooperação de todos”, finaliza a nota.

Comentários do Facebook