A partir da próxima segunda-feira (17), as inscrições para o Processo Seletivo Externo da Emater/RS-Ascar estarão abertas. O edital número 01/2023 foi publicado na segunda-feira (10) no site da Instituição (https://www.emater.tche.br/site/a-emater/gestao_pessoas/processo-seletivo-2023.php) e da Legalle Concursos (https://legalleconcursos.com.br/editais).
São 98 vagas disponíveis contemplando 40 cargos para diversas funções da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestados pela Emater/RS-Ascar em todas as regiões do Estado. Técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e assistente social são algumas das vagas contempladas.
O anúncio do processo foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, e pela presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld.As inscrições podem ser feitas de 17 de julho a 15 de agosto.
“O Rio Grande do Sul passa por um novo momento de crescimento, desenvolvimento e de valorização da sua agropecuária. Por isso, o governador Eduardo Leite autorizou a publicação do Edital, lançando esse Processo Seletivo Externo da Emater, buscando a reposição do quadro funcional dessa Instituição de extrema importância para o fortalecimento da agropecuária gaúcha”, anunciou Santini, na ocasião.
Segundo a presidente Mara Helena, há dois meses à frente da Emater/RS-Ascar, uma das primeiras coisas que a preocupou foi suprir as demandas de trabalhadores no campo. “Muitos prefeitos estão solicitando extensionistas para seus municípios. Já sabia da importância da Emater, mas desde que assumi a presidência, vejo o quanto é importante e fundamental o papel dos extensionistas. Vamos começar a recompor o quadro da Emater. Para mim é uma alegria e uma vitória sem tamanho a publicação desse edital”.
O Processo Seletivo Externo também garante cadastro reserva e tem vigência de um ano, prorrogável por mais um ano. O valor das inscrições varia de R$ 85 a R$ 195.
A vereadora candiotense, Luana Vais (PT), acompanhada do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), esteve reunida com a presidente da Emater-RS, Mara Helena Saafeld. Na oportunidade, eles debateram e solicitaram reforço técnico o escritório de Candiota. Na ocasião, a vereadora relatou que a agenda havia sido muito produtiva e que a presidente da Emater havia anunciado um concurso público para o órgão de assistência técnica rural, mas que analisaria a possibilidade de contratação de forma emergencial de um técnico (a) até que fossem finalizado os trâmites do concurso.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*