RURAL

Emater de Candiota reúne produtores durante capacitação em boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

60 produtores rurais participaram da qualificação com teorias e práticas agrícolas Foto: Divulgação TP

A quinta (10) e sexta­-feira (11) da última semana foi marcada por qualificação promovida pela Emater de Candiota. Na oportunidade, 60 pro­dutores rurais participaram de uma capacitação em boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos. A atividade aconteceu no Centro Comunitário do assentamento Santa Lúcia, no interior do município.

Conforme infor­mações repassadas ao TP, o objetivo do curso foi informar os produtores sobre a nova Legislação Estadual de aplicação de agrotóxicos hormonais do grupo das alxínas sintéti­cas. A normativa exige que os produtores que preten­dem adquirir tais produtos sejam capacitados com uma formação de 16h sobre o assunto.

A qualificação, composta por instruções teóricas e práticas, foi mi­nistrada pelos técnicos da Emater de Candiota, Matheus Caetano, de Hulha Negra, Guilherme Zorzi e da regional de Bagé, Edi­son Dorneles. Para a parte prática, foram utilizados equipamentos emprestados pela empresa de implemen­tos agrícolas, Starmaq.

Além da Emater de Candiota, o curso contou com técnicos de Hulha Negra e Bagé Foto: Divulgação TP

“Abordamos a ma­nutenção, a regulagem e a calibração de pulveriza­dores; passamos orienta­ções sobre inspeção das condições técnicas dos pulverizadores, normativas e leis de comercialização, transporte e armazenamen­to de agrotóxicos; o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e demais ferramentas de proteção; o controle da qualidade da água nas aplicações; o uso correto e seguro de agrotóxicos, interpretação da bula, receituário agronô­mico e o descarte correto de embalagens”, comentaram os profissionais.

Ao fim do curso, os produtores capacitados receberam certificado e já serão cadastrados junto à Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e De­senvolvimento – situação que garantirá aos mesmos a aquisição de tais produtos junto ao mercado. “Enten­do de suma importância tal capacitação devido aos pro­blemas de deriva de agrotó­xicos, principalmente 2.4-D – agrotóxico que causa danos às culturas sensíveis tais como videira, oliveira, nogueira e hortaliças, tendo em vista o aumento signifi­cativo de lavouras de soja na nossa região. Pretende­mos realizar outros cursos para que todo o munícipio tenha acesso à essa infor­mação”, disse Matheus Ca­etano, extensionista rural da Emater local e técnico em Agropecuária.

Comentários do Facebook