OVINOCULTURA

Emater de Pinheiro Machado promove curso de esquila Tally-Hi

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
A técnica já é praticada por vários produtores do Estado

A técnica já é praticada por vários produtores do Estado Foto: Divulgação TP

Nesta quinta-feira (13), foi concluída mais uma edição do curso de tosquia Tally-Hi em uma propriedade rural de Pinheiro Machado. A qualificação do método australiano, ministrada pelo professor Leoncio Garcia, é uma parceria entre a Emater e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS).

O instrutor do Senar/RS é referência internacional

O instrutor do Senar/RS é referência internacional Foto: Divulgação TP

De acordo com Leoncio, referência internacional na técnica, o procedimento coloca o exemplar em nove posições e garante a tosa em menos de 10 minutos. “A tosquia Tally-Hi permite a esquila pré-parto de ovelhas de uma forma mais rápida que o método tradicional, além de aumentar o conforto e a produtividade do animal”, destacou.

Segundo o chefe do escritório da Emater de Pinheiro Machado, Rafael Lopes, a oferta do curso busca aperfeiçoar e agilizar o serviço do esquilador. “Essa parceria entre a Emater e o Senar vem para qualificar, através da técnica Tally-Hi, tanto o criador quanto os prestadores de serviços. Com isso, é possível fazer tosquia no tempo certo e ainda melhorar a qualidade da lã”. O curso é totalmente prático, gratuito e conta com no máximo seis alunos a cada edição.

Comentários do Facebook