*Por Aníbal Gomes Filho
Sorrisos contagiantes, abraços efusivos, apertos de mão simpáticos, amigos e conhecidos que não sabíamos que tínhamos. Não, isso não é noutro lugar, é aqui mesmo, ao seu redor. São tempos de eleição, candidatos nas ruas suplicando por atenção e votos do eleitor.
Este é o cenário pré-eleitoral. Depois, ah! depois é outra história. Agora todos têm a pretensão de conhecer e saber de tudo, sabem o que está certo e o que está errado. Apresentam de pronto todas as soluções para os problemas da cidade e do município, às vezes, como num passe de mágica, tudo muito fácil, tão fácil que dá para desconfiar!
É aqui na sua cidade e no seu município, que tudo acontece. Sua vida cotidiana pode estar atrelada ao imposto que você paga. E, consequentemente, você, que costuma cumprir com suas obrigações recolhendo aos cofres públicos os tributos que lhe são cobrados, precisa saber de que forma o seu imposto pago vai reverter de forma eficaz em favor do bem estar dos munícipes. Você precisa atentar onde está sendo e onde vai ser aplicado o produto da arrecadação, e se realmente haverá benefício a quem mais necessita dele. Todos precisamos saber, com clareza e transparência.
Pare, pense, reflita! Como está o atendimento na área da saúde? E a qualidade da educação como está hoje em nosso município? A infraestrutura da cidade, seus bairros e periferia, está de acordo com o que você queria e imaginava? Quem, durante os últimos anos demonstrou publicamente a preocupação com esses problemas, e principalmente, o que foi feito para sanar eventuais deficiências?
Sejamos justos, mas justos conosco mesmo em primeiro lugar. Valorizemos a nós, valorizemos o nosso voto. Que possamos escolher quem efetivamente possa nos representar. Não nos deixemos levar por meras influencias não nos dobremos ao sorriso fácil e à mão no ombro. Vamos medir as qualidades e propostas, milimetricamente, assim como quem procura agulha no palheiro, sem ceder jamais aquelas promessas que todos sabemos, não poderão ser cumpridas.
Cobremos de nossos legisladores, luta, empenho, dedicação, seriedade, tudo isso com muita responsabilidade, mesmos requisitos que devemos exigir também do executivo.
Nossa cidade merece carinho e bom tratamento, e esse é um fundamento que pode e deve iniciar por nós, e começa por sabermos escolher quem de fato possa se preocupar, encaminhar soluções e buscar o atendimento às necessidades prioritárias dos cidadãos.
Que tenhamos campanhas sérias, honradas, pessoas que façam jus a merecer nosso voto para o bem de toda a população.
…….
O otimista é um tolo. O pessimista é um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso. (ARIANO SUASSUNA.)
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*