Candiota sediou na manhã desta sexta-feira (12), nas dependências da Câmara, o 1º Encontro de Prefeitos, Vereadores e Vereadoras dos sete municípios que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). O evento também teve a organização do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico, Combate as Estiagens e Manejo das Águas (Fórum das Águas).
Tomando todos os cuidados sanitários, o encontro reuniu representantes de todos os municípios, entre outras autoridades. Compareceram os prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB) – que preside do Cideja); de Hulha Negra, Renato Machado(Progressistas); de Aceguá, Marcus Peti (PSDB); o prefeito interino de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas); prefeito de Piratini, Márcio Manetti (MDB) e o vice-prefeito de Pedras Altas, José Volnei de Oliveira. Também prestigiaram dezenas de vereadores, bem como, autoridades estaduais e federais.
O evento foi aberto por Folador, que destacou a importância do encontro para se reafirmar a unidade regional. O prefeito candiotense citou as diversas lutas que o Cideja e o Fórum têm pela frente, mas ficou claro que a grande bandeira de seu quinto mandato a frente do Cideja será a retomada do projeto de pavimentação do que originalmente era a Rodovia Transcampesina e que agora foi rebatizado como Rota da Produção – estrada que liga pelo interior os municípios de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Herval.
Ainda, Folador citou como bandeiras o asfaltamento do trecho que liga o frigorífico Pampeano Marfrig à BR-293, em Hulha Negra; a ponte sobre o Rio Jaguarão na divisa entre Aceguá. Hulha, Pedras Altas e Candiota; a titulação dos assentamentos da reforma agrária; os leilões de energia para a construção novas térmicas a carvão; pavimentação da ERS-608 que liga Pedras Altas a Pinheiro Machado; o projeto de eficiência energética para as cidades (prédios públicos e iluminação pública), entre outras batalhas conjuntas. “Esta é uma reunião de trabalho e de alinhamento”, disse Folador.
O prefeito de Piratini, Márcio Manetti expôs que um dosvgrandes objetivos de ter entrado na política foi o da união e neste sentido ele percebe que o Cideja e o Fórum o contemplam. “Este é o meio para crescermos”, assinalou.
O vice-prefeito pedrasaltense, José Volnei Oliveira, afirmou que esta união é fundamental e disse que ele, o prefeito Bebeto Perdomo e os vereadores e vereadoras da cidade estão engajados. “Estamos aqui para somar e ajudar”, enfatizou.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, que é o tesoureiro do Cideja, lembrou que em 2009 eram apenas três municípios e que ali iniciava a caminhada do Consórcio, que hoje já possui diversas conquistas. “Todos nós aqui temos a mesma importância”, destacou.
Dizendo que mesmo sendo provisório em função da questão política de uma eleição sub judice na cidade, o prefeito interino pinheirense, Ronaldo Madruga, também se reportou a importância do Cideja e do Fórum. “Não podemos mais aceitar decisões de cima de para baixo. Queremos a fatia do bolo e não vamos levar farelo para Pinheiro Machado”, comparou.
O prefeito aceguanse, Marcus Peti foi suscinto, mas foi na mesma linha do demais, reforçando que Aceguá estará sempre na linha de frente em todas as lutas do Cideja e do Fórum das Águas.
Representante o Fórum, o vereador hulhanegrense Dalvir Zorzi (PT), lembrou historicamente a trajetória da organização. “Hoje somos uma referência no Estado e porque não dizer no Brasil. Quero reafirmar aqui a importância de nos mantermos unidos”, ponderou.