A Engie inicia uma campanha nacional de branding, que vem consolidar a mudança de gestão da companhia no Brasil em andamento desde janeiro de 2016. A unificação dos nomes das empresas sob uma única marca – Engie – visa aumentar a visibilidade do Grupo no país e no mundo, e dar suporte à sua reestruturação, que deixa o formato de divisão por empresas e passa a funcionar por linhas de negócios. As empresas do Grupo no Brasil – Tractebel Energia (empresa responsável pela Usina Termelétrica Pampa Sul – Miroel Wolowski – que está sendo construída em Candiota), Engie Solar, EMAC e Ineo – adotaram, desde o dia 22 de julho, o nome Engie. Elas serão representadas pelas linhas de negócio Geração e Comercialização de Energia, Geração Solar Distribuída, Serviços de Energia e Soluções Integradas, respectivamente. Esse processo de reestruturação do Grupo também promoveu o Brasil a uma unidade de negócios independente do resto da América Latina, e sob uma única administração local. “Com a integração da nossa marca e das nossas atividades no País, nós iremos promover o máximo de sinergias entre os diferentes negócios do Grupo no Brasil – eletricidade, gás e serviços – o que significará novas oportunidades de negócios, sejam eles negócios já existentes e integrados, ou novos negócios em que ainda não atuamos no Brasil”, afirma o presidente da Engie no Brasil, Maurício Bähr.
Atuante há 20 anos no país, a Engie é conhecida por ser a maior geradora privada de energia elétrica, dispondo de um parque de 29 plantas hidrelétricas, eólicas, de energia solar, biomassa, entre outras fontes, totalizando 10.158 megawatts (MW) de capacidade em operação e 1.400 MW em construção. O Grupo também desenvolve atividades nas áreas de serviços ligadas à energia, mobilidade urbana, segurança, iluminação pública e soluções para aeroportos, e busca oportunidades no setor de gás. “Todas as novas linhas de negócios ficarão sob uma única gestão, dentro da Unidade de Negócios Brasil, nos permitindo ficar mais próximos de nossos clientes e buscar de forma integrada as melhores soluções para eles”, complementa Bähr.
A campanha de branding parte do conceito de unificação e alinhamento da marca Engie e traz uma mensagem de otimismo, em um momento de crise econômica. As peças publicitárias apresentam o comprometimento da Engie em criar um futuro mais digital, com menos emissão de carbono, mais inovação e tecnologia, mais eficiência energética, uma oferta mais ampla de serviços ligados às Cidades do Amanhã e onde haja a coexistência da geração centralizada e descentralizada. Uma empresa que almeja ser líder na transição energética no mundo e no Brasil através de soluções descentralizadas para cidades e regiões, que teve no país um faturamento de R$ 7 bilhões em 2015, que mantém um portfólio de cerca de mil clientes e que conta com três mil colaboradores em várias partes do país. Nesse contexto, o grupo tem investido em novas ideias e soluções inovadoras, fomentando e incubando novos negócios. O Grupo planeja investir no Brasil cerca de R$ 8 bilhões nos próximos cinco anos.
Linhas de Negócios da BU Brasil
Geração e Comercialização de Energia (anteriormente Tractebel Energia)
Geração Solar Distribuída (anteriormente ENGIE Solar)
Soluções Integradas (anteriormente Ineo)
Serviços de Energia (anteriormente EMAC Cofely)
FIQUE POR DENTRO – A Engie é uma empresa líder em produção de energia e desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços) em torno de um modelo baseado em crescimento responsável a fim de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono: acesso à energia renovável, adaptação às mudanças climáticas, segurança de abastecimento e uso racional dos recursos naturais. Presente em mais de 70 países, a empresa tem como um dos seus principais objetivos ser uma parceira estratégica para cidades em todo o mundo, construindo e fornecendo soluções digitais para a transição energética, mobilidade e segurança, e contribuindo para uma gestão urbana global.
O Grupo é líder em fornecimento de serviços de eficiência energética e responsável pelo gerenciamento de mais de 800.000 pontos de iluminação pública em todo mundo, pelos sistemas de segurança de mais de 60 cidades e pela redução de 30% do consumo de energia de cidades. Além disso, possui 55 redes de transporte equipadas com seus sistemas e opera mais de mil estações de recarga para carros elétricos e 228 redes de aquecimento e refrigeração em 13 países.
A Engie conta com 154.950 funcionários em todo o mundo e obteve receitas de 69,9 bilhões de euros em 2015. No Brasil, a empresa é a maior produtora privada de energia elétrica no país, operando uma capacidade instalada de 8.765 MW em 29 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 5% da capacidade do país. O Grupo possui 85% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país.
Atualmente, a Engie está construindo uma das maiores hidrelétricas do Brasil, a hidrelétrica Jirau (3.750 MW), no rio Madeira, em Rondônia. O Grupo também oferece serviços relacionados à energia, engenharia e integração de sistemas, atuando no desenvolvimento de soluções de telecomunicações, segurança e sistemas de gerenciamento de risco, mobilidade urbana, iluminação pública, aeroportos, soluções digitais (plataforma customizada de software), segurança pública e infraestruturas críticas. Contando com três mil colaboradores, a Engie teve no país em 2015 um faturamento de R$ 7 bilhões.