CORONAVÍRUS

Entenda como Bagé tem mais pacientes do que leitos de UTI Covid-19

Os números divulgados sobre a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes de Covid-19 na Santa Casa de Bagé, tem gerado dúvidas na comunidade.

Vale lembrar que a Santa Casa é a referência regional para doentes infectados com o novo coronavírus, que necessitam de internação hospitalar. Esta semana também foram abertos mais 10 leitos clínicos no Hospital Universitário, somados aos 30 da Santa Casa. Contudo, no caso de pacientes graves de Covid-19, que necessitam de UTI, somente a Santa Casa possui nove leitos habilitados.

É neste sentido que há dúvidas. Para saná-las, o TP conversou com o coordenador regional adjunto de Saúde, Carlos Magno Cesarino, que explicou o fato da Santa Casa ter nove leitos de UTI Covid-19 e 11 pacientes internados, perfazendo uma lotação de 122,2%.

Segundo Cesarino, em função da regulação estadual, a Santa Casa recebeu pacientes graves de Covid-19 de outras localidades, o que extrapolou a capacidade, tendo que se usar dois dos 11 leitos de UTI geral, ou seja, aqueles destinados a pacientes com outras enfermidades, para o atendimento da Covid-19.

Por fim, ele tranquiliza que como os leitos de UTI já são isolados,  não há contato entre os pacientes de Covid-19 e os internados com outras doenças.

 

Comentários do Facebook