“Para todos nós aqui presentes, para a história do nosso estado e do nosso país. Hoje, aquilo que há alguns anos era apenas um sonho, aos poucos passa a ser realidade”. Desta forma deu início a solenidade de entrega oficial da primeira e segunda etapas da obra de restauro do Castelo de Pedras Altas, que aconteceu no último dia 23 de agosto.
Com o financiamento do sistema pró-cultura da Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura (LIC) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, esse projeto é uma realização da Associação Castelo de Pedras Altas, que conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Pelotas e da Prefeitura de Pedras Altas. O patrocínio pela LIC é da Plasbil Revestimentos, da Rede Super, Coradini, Podal Distribuidora, Unimed, Beltrame Materiais de Construção e DSL Postos Santa Lúcia. A Fundação Toyota do Brasil é patrocinadora direta desse projeto.
A apresentação do evento ficou a cargo do grupo Companhia Armazém, da cidade de Santa Maria, que deu um toque de magia e levou ainda mais emoção aos presentes. Além disso, os convidados receberam um exemplar do livro “Meu amigo Castelo”, que fez parte da segunda etapa do projeto.
INTERVENÇÕES REALIZADAS
Entre as duas etapas, foi realizada a pavimentação da laje de cobertura, tratamento das fissuras e rachaduras nas ameias, semalhas e paredes; e no andar superior, a remoção e execução dos revestimentos internos, o restauro da pintura, das janelas metálicas e também do banheiro externo. Já na segunda etapa do projeto, executada com recursos diretos da Fundação Toyota do Brasil, ocorreu a intervenção estrutural no terraço do Castelo, o livro “Meu Amigo Castelo: Um Conto de Pedras Altas” e o espetáculo infantil. O resultado, a longo prazo, será a implantação de um museu do território com o objetivo de valorizar a paisagem cultural e a memória do lugar, perspectiva que reúne a história ancorada em seus referenciais arquitetônicos e paisagísticos, oferecendo uma importante contribuição para o desenvolvimento cultural do Estado.
Pronunciamentos foram feitos em relação a obra
O proprietário do Castelo de Pedras Altas, Luiz Carlos Segat, em nome da família e como presidente da Associação Castelo de Pedras Altas, disse ser uma imensa satisfação estar reunido para a entrega das duas etapas após dois anos de aquisição do patrimônio. “Temos muitas pessoas a agradecer, mas primeiramente agradeço a Deus por esta oportunidade, pois procurávamos um lugar para plantar soja e nos deparamos com todo esse legado deixado por Assis Brasil. A primeira pessoa que nós fomos buscar auxílio foi a Beatriz Araújo, secretária da Cultura do Estado junto ao nosso saudoso prefeito Bebeto e fomos recebidos assim com muito amor, com muito carinho. Depois, contratamos uma equipe fantástica e através do estado e dos patrocínios tudo isso está sendo possível. Isso demonstra a grandeza que é esse projeto para todos nós”.
Em nome da empresa Plasbil Revestimentos, Cláudio José Bianchini, agradeceu a oportunidade de participar do restauro. “É um orgulho muito grande poder participar e ver essa restauração numa obra fantástica, uma obra que com certeza vai marcar a história. Somos da área do plástico, oposto de tudo que é feito aqui, mas quando o Segat nos procurou e falou do Castelo, vimos que tínhamos que ajudar a restaurar. Com certeza a empresa vai estar sempre junto para que isso efetivamente aconteça. Parabéns a todos pela iniciativa, esse lugar é fantástico”.
O presidente da Unimed Região da Campanha do Rio Grande do Sul, médico Michel Kaé, saudou os presentes e destacou a importância do castelo da região. “Ele alavanca o turismo, traz conhecimento. Contem sempre com a ajuda e a participação de todo o sistema Unimed, tanto federação como instituição. Então contem sempre com a nossa presença e a nossa colaboração. Parabéns, estamos deslumbrados com o trabalho”.
Por fim, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, representando o governador, Eduardo Leite, disse ser uma alegria muito grande participar da conclusão dessa etapa que contou com R$ 2 milhões da LIC. “Fiz uma visita e a gente percebe que realmente tudo está como deveria estar, nas mãos de quem deveria estar fazendo. Tudo isso é muito emocionante para quem trabalha com cultura. Então essa mesma emoção que o Segat sente e quase vai as lágrimas, ou vai quando chega aqui, também eu sinto, porque embora ele mostre e tente mostrar que as coisas acontecem naturalmente, não é”.
PRÓXIMAS ETAPAS
De acordo com a gestora cultura, Cristina Schneider, informou que a terceira etapa prevê o restauro do acervo do Castelo que será realizada por meio da Lei de Incentivo a Cultura Federal, afirmando que já estão em fase de captação de recursos. “Já a quarta etapa está entrando na LIC agora no dia 1º de setembro”, explicou, citando que ao concluir estas duas etapas, certamente haverá mais duas de execução física do castelo.
Sobre o evento de entrega, Cristina disse que foi a combinância de um trabalho de mais de um ano. “Mas entre a elaboração do projeto, mobilização dos atores, captação do recurso, a gente está falando de um trabalho de dois anos, de muito envolvimento e dedicação de toda a equipe técnica e a Associação, e mostra o potencial que a Associação tem para mobilizar diferentes atores em torno desse grande objetivo que é a preservação do Castelo”, concluiu.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*