Quem passar pela BR-293, nas proximidades do acesso a Candiota, já pode perceber a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica nos dois sentidos da rodovia, com limitação de velocidade de 50km/hora.
Nesta semana, por meio da Assessoria de Comunicação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou ao Tribuna do Pampa se tratar de dispositivos de fiscalização da velocidade e que “a expectativa, de acordo com a data de autorização dos estudos técnicos do referido ponto, é de que em até 46 dias os equipamentos entrem em operação.”
Importante lembrar que a instalação dos equipamentos era uma demanda antiga da comunidade e autoridades municipais devido ao trecho ser considerado de alto risco para os motoristas, tendo o trevo de acesso ao município, ter sido palco de diversos acidentes, muitos com vítimas fatais.
Também é importante destacar que atualmente, o trevo está passando por uma obra de revitalização, já tendo sido modificada sua estrutura central, que não possui mais passagem reta de veículos, que precisam reduzir a velocidade e contornar o canteiro central pelas laterais. A obra, que está sendo executada por uma empresa contratada pelo DNIT por meio de licitação, teve o projeto feito pela Prefeitura de Candiota. A parceria com o município aconteceu após uma reunião realizada com o então deputado Luiz Fernando Mainardi, hoje prefeito de Bagé, onde foi dada garantia de recursos para a obra, mas não para os projetos.
SOBRE A OBRA DO TREVO
Segundo informado anteriormente ao TP pelo DNIT, a obra teria um investimento de R$ 3 milhões. Sobre o projeto, a autarquia explicou: “Será construído um canteiro no eixo da rodovia e pistas em seu entorno, disciplinando o condutor a reduzir a velocidade e fazer o contorno, tanto para acesso ao município de Candiota quanto para quem tiver como destinos Pelotas ou Bagé, ampliando desta forma a segurança no trecho. Entre os serviços que estão sendo executados estão implantação de drenagem pluvial, adequações de alargamento (escavação, terraplenagem e colocação de macadame (aplicação de camadas de pedra britada sobre o terreno compactado), brita graduada e aplicação de concreto betuminoso usinado a quente), meio-fio, canteiros (remoções dos canteiros antigos e inserção dos novos), fechamento da rótula central, pavimentação asfáltica nova e sinalização horizontal e vertical”.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO