Nesta quinta-feira (18), o trio que está à frente da obra de revitalização do Hotel da Luz passou por orientações sobre como trabalhar daqui em diante.A qualificação foi ministrada pelo técnico em restauro do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, Fábio Galli. Lá, o mestre do programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel atua na área de musealização, conservação e guarda de bens móveis.
Em conversa com o Jornal Tribuna do Pampa, o profissional contou que a atividade possibilitou passar algumas práticas do sistema construtivo do século XIX até início do XX – onde se enquadra o prédio pinheirense. “Foi promovido um ensaio para identificação do que são os rebocos a base de cal e a base de cimento – uma vez que até meados do século XX se construía mais ou única e exclusivamente com as argamassas de cal”, explicou Galli.Na oportunidade, os pedreiros cedidos pela Secretaria de Obras – Jairo da Rosa, Jonesglei Rosa e José Maria de Madruga -receberam instruções para a confecção de balaústres, orientações de limpeza e recuperação de escaiolas e detalhes sobre ladrilhos hidráulicos.
Segundo o técnico em restauro, tudo que se possa fazer a partir da compatibilidade de materiais torna-se um diferencial nesse processo.“Não se pode partir de um único processo de construção. Um restauro com os devidos cuidados e mais paciência nos dá um ganho enorme e evita problemas futuros”, destacou.
Sobre a qualificação promovida, o prefeito Zé Antônio disse ser imprescindível possibilitar que os responsáveis pela revitalização recebam o devido conhecimento acerca do que estão trabalhando. “A nossa equipe esteve na obra durante a oficina e isso nos permitiu acompanhar o tanto de atenção que uma revitalização necessita. Ali podemos ver o quanto as pessoas estão envolvidas na recuperação do antigo Hotel da Luz que é parte importante da história do nosso município”, destacou. Conforme informou ao TP, a ideia é dar periodicidade às oficinas para garantir um trabalho de qualidade.
Na oportunidade, a arquiteta Eulália Anselmo também esteve presente. Ela foi uma das peças-chave no chamado “Marco Zero” – quando passou as primeiras orientações para os membros do Promover Pinheiro sobre a possibilidade de revitalização do hotel.
RELEMBRE – Há cerca de dois meses, durante sessão ordinária, o vereador Jaime Lucas (MDB) anunciou que o início da revitalização do antigo prédio do Hotel da Luz estaria prestes a começar. Na oportunidade, Jaime ressaltou o momento em que Executivo, Legislativo e as forças vivas do município uniram-se para reerguer o patrimônio histórico. “Esse é um trabalho que vem sendo idealizado há muito tempo com firmeza e transparência entre todas as partes envolvidas. A Câmara está sendo apenas o instrumento de aproximação da sociedade organizada para que esse projeto saia do papel e o prédio ao lado seja reconstruído”, salientou. Fruto de economias, o Legislativo dispõe de R$ 300 mil para o projeto.