MEIO AMBIENTE

Escola de Hulha Negra apresenta trabalho na Expointer

Governador e secretária de Estado da Educação assistiram a apresentação do trabalho

O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, visitou o estande da escola Foto: Divulgação TP

O projeto “Semeando Agrofloresta”, da escola Estadual de Ensino Fundamental (EMEF) Chico Mendes, de Hulha Negra, participou nos dias 27, 28 e 29 de agosto da 45ª Expointer, na cidade de Esteio. A instituição estava representada pelo professor Vagner Vicentin Persio e a aluna do 6º ano, Sara Milena Veber Machado, de 12 anos.

Conforme o diretor da escola, Mariano Gasso, o projeto mostra como funciona a agrofloresta na pequena propriedade, considerando que o projeto foi desenvolvido em uma pequena área da escola. “Iniciamos com este trabalho ainda em 2019, quando nós plantamos em torno de 150 mudas de árvores junto à hortaliças, leguminosas, grãos e tubérculos. Plantamos o que poderia ser utilizado na refeição das crianças”, relembra o diretor.

Sobre a participação na Expointer, a assessora Pedagógica da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Elisa Portella, responsável pelas escolas do campo na região, relatou que a escola participou ainda no primeiro semestre deste ano, de uma seleção dos melhores projetos das escolas estaduais do campo, sendo selecionada após passar por uma banca de avaliação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e convidada para participar da Expointer.

Estande da escola Chico Mendes foi bastante visitado durante a exposição Foto: Divulgação TP

Elisa relatou também que desde o primeiro momento, a escola se destacou no evento pela qualidade do trabalho apresentado. “A apresentação da aluna Sara chamou a atenção das autoridades, o que pra nós não é surpresa porque a escola vem fazendo um trabalho diferenciado, foi muito dignificante ver todo esse sucesso”, afirmou.

O professor responsável do projeto, como já referido, é Vagner Vicentin Persio, que conta ainda com a colaboração dos docentes Cenira Hahn, Cleonice de Fátima da Cruz, Odilane dos Santos de Bortolli, Nádia Teresinha de Picoli, Itamar de Oliveira Barros e Tatiana Garcia.

O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior e a secretária de Educação, Raquel Teixeira, assistiram à apresentação da escola no último sábado.

COM O TRIGO – O diretor ainda mencionou, que a escola está desenvolvendo um trabalho voltado ao plantio do trigo, que é cultivado dentro do projeto “Semeando Agrofloresta”. “Nós já realizamos diversas atividades relacionadas ao trigo, como o estudo da sua história, período para ser cultivado, desenvolvimento, função das suas variedades”, falou.

A instituição também solicitou aos alunos que pesquisassem e fizessem junto aos pais receitas com trigo e seus derivados e posteriormente a escola também executou algumas das receitas.

Próximo a colheita do grão, também será realizada uma oficina na escola para a prática do artesanato com a palha do trigo. A atividade está prevista para dezembro deste ano.

Aluna Sara apresentou o projeto junto do professor Vagner, a autoridades estaduais, como o governador Ranolfo Vieira Júnior e a secretária de Educação, Raquel Teixeira Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook