CULTURA

Escola Jerônimo constrói galpão e realiza 1ª Mostra Farroupilha em Candiota

As atividades alusivas ao mês do gaúcho estão mais intensas na Escola estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira, em Candiota. Além da tradicional ronda do Jerônimo, que ocorre anualmente no CTG Candeeiro do Pago, na Semana Farroupilha, em 2023 a comunidade escolar inovou com a construção de um galpão para as comemorações.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, a professora Mandi Bustamante falou sobre a iniciativa que envolveu professores e alunos da escola de forma ativa. “A direção fez a parte de madeira e os alunos a decoração. Neste ano foi tudo simples, mas o objetivo é aperfeiçoar. O teto foi construído de folhas de eucalipto e forrado em TNT. Para o próximo ano a ideia é fazer com cana junto com os alunos. Tudo foi trabalhado com os alunos, desde a busca do material para a construção do galpão até a confecção”, contou.

Diretor Hermes (D), junto as professoras Josimar, Mandi e Adriana Foto: Silvana Antunes TP

Mandi destaca a importância do projeto. “É a sementinha que estamos plantando como professores, pois muito se perde ao longo do tempo na cultura gaúcha e a escola é a conexão direta com o CTG, pois temos prendas e peões. Então, além de contemplar esses alunos, estimulamos aqueles que nunca foram”, explicou.

A professora explicou que no mês de setembro é feito um planejamento com conteúdos voltados a Semana Farroupilha, envolvendo história, língua portuguesa e geografia. “É nossa história, nosso resgate, nesse período levamos as salas de aula para o galpão, com tertulha e hora do conto, entre outras atividades”, relatou Mandi.

 

RONDA DA CHAMA

 

O galpão da escola sediou por três dias a centelha da chama crioula trazida para Candiota de Santana do Livramento pela ACC. Posteriormente, a chama foi acesa no CTG Candeeiro do Pago e no dia 15, última sexta-feira, aconteceu a tradicional Ronda do Jerônimo.

“É importante mantermos viva a chama do tradicionalismo. Não é somente uma ronda, é uma aula de cultura, história, civismo. É importante todo esse processo, os costumes estão sendo abandonados e não teremos mais no futuro. Nossa tradição é algo que orgulha nosso Estado”, afirmou o diretor da escola Hermes Delgado.

Aulas foram ministradas no galpão Foto: Divulgação TP

 

 

1ª MOSTRA CULTURAL

 

A ronda ocorreu de forma concomitante a 1ª Mostra Cultural. De acordo com a professora Adriana Maurente, foram expostos trabalhos com temas ligados ao tradicionalismo por meio de sorteio. Ao todo, foram cerca de 37 trabalhos.

O diretor agradeceu a parceria da entidade tradicionalista. “O CTG e a patronagem são parceiros da escola. Usamos o espaço para feira de ciências, mostras. Até um grupo de danças será montado em parceria com o CTG Candeeiro do Pago”, adiantou Hermes.

A professora Adriana acrescentou. “Hoje em dia essa chama está se perdendo, não temos mais tantos alunos participando de forma ativa da Semana Farroupilha. Precisamos resgatar essa participação, ainda mais que Candiota é um dos únicos municípios da região que ainda cultua uma semana de tradição”, destacou.

Além da Mostra, alunos também dançaram Foto: Silvana Antunes TP

 

OFICINAS

 

O dia também contou com a realização de palestras e oficinas ministradas por Saullo Dutra, André Barreto e Robito Egon Maciel. A atividade foi um projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota. Como tema da palestra ministrada por Robito, “Aqui se fez República”, enfatizando a tradição gaúcha, Revolução Farroupilha e costumes gaúchos. Já Saullo ministrou a Oficina do Chimarrão.“Foram momentos importantes para os alunos, de muito aprendizado sobre pautas que estão diretamente ligadas ao nosso passado e costumes diários”, ressaltou a professora Josimar Garcia.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook