EDUCAÇÃO

Escolas de Candiota e Hulha Negra estão entre os destaques da 1ª Mostra Científica Regional

Evento aconteceu em Bagé Foto: Willian Barbosa/Especial TP

Com o tema “Sustentabilidade e tecnologia para transformar”, a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), realizou na semana passada a 1ª Mostra Científica Regional. A ação envolveu 93 trabalhos das 57 instituições estaduais que compõem a CRE. O evento contou com a presença de mais de 4 mil pessoas no Ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Candiota e Hulha Negra estão entre os destaques da Mostra.
CHICO MENDES
Na categoria Ensino Fundamental, (anos finais), 35 trabalhos disputaram o pódio. A escola Chico Mendes, do interior de Hulha Negra, ficou com o segundo lugar com o projeto Protegendo as águas do pampa.
15 DE JUNHO
No Ensino Médio, entre os 26 trabalhos apresentados, a Escola de campo 15 de junho, de Hulha Negra, se destacou ao levar o primeiro lugar, com a Iniciação científica para anos iniciais: semeando o futuro da pesquisa e da ciência.  Desenvolvido através de aulas experimentais, aos estudantes dos anos iniciais, momentos de diversão e aprendizagem. Com experiências simples, animações e uma roda de conversa com os responsáveis pelo projeto, foi-lhes apresentado o conceito de iniciação científica.
A professora responsável pelo desenvolvimento do projeto, Melina Tort Borges, salientou que a mostra contribuiu para a motivação de alunos e professores. “Meus alunos estão até agora sem acreditar na conquista. Através do projeto delas, as crianças já estão desenvolvendo, de forma lúdica, os seus próprios trabalhos”. Segundo a educadora, as estudantes frequentam o Ensino Médio à noite, mas vão à tarde para a escola trabalhar com os alunos. O grupo é composto por: Kerollyn Gomes Borges, 16 anos, e Thayana Oliveira Camargo, 17.
JERÔNIMO
A escola Jerônimo Mércio da Silveira, Candiota, e Justino Quintana, Bagé, ficaram com o segundo lugar, com os trabalhos, Permacultura na escola e Ecofashion – Moda Sustentável.
Os vencedores foram anunciados através da rede social da 13ª CRE. A próxima fase será a Mostra Científica das Escolas Estaduais – RS – Etapa Estadual, em novembro, onde os primeiros colocados apresentarão seus trabalhos.
A coordenadora Regional de Educação, Miriele Barbosa Rodrigues, salienta que a mostra destacou a qualidade da Escola Estadual. “Nós trabalhamos dentro das nossas escolas a tecnologia, desenvolvimento de pesquisa e com a consciência sustentável, então ver os alunos e professores mostrando que é possível inovar, foi gratificante. É isso que queremos para a Educação, qualidade, pesquisa e inovação”, ressalta.
OUTRAS ATIVIDADES
Além disso, o evento contou com apresentações artísticas da Orquestra estudantil da Escola Leopoldo Maieron (Caic), do Grupo de Dança Invernada Urbano das Chagas e da Banda Marcial Waldemar Amoretty Machado. Palestras dos alunos da Escola Frei Plácido que foram para o desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge e do grupo da Escola Técnica Dom Pedrito, que desenvolve aplicativo, Gerenciagro. Também, com a palestra do empresário Alexandre Baraldi Tonin sobre o Futuro do trabalho e Metaverso e uma contação de histórias com o “Elefante Letrado”, da plataforma digital de leitura que é utilizada pelas escolas estaduais.
A coordenadoria contou com vários parceiros: Sicredi, Sebrae, Colégio Auxiliadora, Prefeitura de Lavras do Sul, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito e Hulha Negra, Creneve e Cantina do Auxiliadora.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook