EVENTO

Escolhidas as soberanas da 39ª edição da Feovelha

A próxima Feovelha está marcada para os dias 26, 27 e 28 de janeiro

Seis candidatas concorrem aos títulos para compor a corte Foto: Gislene Farion/Especial TP

O Sindicato Rural de Pinheiro Machado, promotor da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), já definiu as soberanas da 39ª edição do evento mais tradicional do município: Adriele Fagundes, Bruna de Oliveira e Nalanda Peres.

Na escolha do novo trio, além do vice-presidente do Sindicato Rural, Leonardo Farion, e da soberana da última edição, Dara Antunes, o corpo de jurados que realizou as entrevistas foi composto por representantes de entidades parceiras da feira: Elizabeth Lemos, da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos; Vivian Alves, da Prefeitura de Pinheiro Machado; e Laura Ratto, da Câmara de Vereadores.

Nesta semana, o Tribuna do Pampa entrou em contato com as integrantes da Corte para conhecer a história delas e saber mais detalhes sobre a conquista.

A partir de agora, após confecção das roupas, elas passarão a representar a Feovelha com o trabalho de divulgação do evento – marcado para os dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2023, no Parque Charrua, em Pinheiro Machado.

Adriele Fagundes

Adriele Fagundes Foto: Divulgação TP

Aos 25 anos, Adriele de Azambuja Fagundes é técnica em agropecuária, e atualmente está em estágio final do curso de Zootecnia. Natural de Pinheiro Machado, Adriele nasceu e cresceu na zona rural, onde vivencia desde criança a ovinocultura.

Ao contrário das outras candidatas, Adriele, como já havia feito inscrição para o concurso, participou da entrevista de forma on-line, visto na data estar em São Paulo onde realiza estágio final do curso de Zootecnia, com ovinocultura leiteira.

Quanto a integrar a corte, ela diz que “como cidadã pinheirense, tenho muito orgulho deste título e poder representar esta feira que é de suma importância para nosso município. Além de vivenciar desde muito nova a feira, este evento valoriza a ovinocultura, área essa que tenho muito apresso. Assim levarei a essência do nosso povo, com carisma e dedicação”, frisou.

Sobre sua participação no evento, Adriele reforça que as soberanas têm papel de abrilhantar a feira com a valorização da essência da mulher. Ela afirmou que também irá atuar na divulgação do evento e recepção dos visitantes na feira, levando a cultura da região para diversos lugares.

 

Bruna de Oliveira

Bruna de Oliveira Foto: Divulgação TP

Com 22 anos, Bruna Madruga de Oliveira cursa o 6° semestre do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Segundo a jovem, ser soberana da festa sempre foi um sonho. Ela conta que desde a realização da inscrição procurou estudar a história do município e da Feovelha, bem como estar atenta às entidades apoiadoras e seus papéis dentro da ovinocultura, fazendo com que no dia da entrevista fosse preparada, segura e confiante.

“Sempre foi um sonho representar a Feovelha e poder mostrar a importância que a feira tem pro município e pro Estado, além de contar a história da Feovelha e da cidade, ressaltando a importância de valorizar nossas raízes e o que é da nossa terra”.

Para Bruna, ser soberana é um a grande responsabilidade. “Me sinto preparada e darei meu melhor para divulgação do evento e recepção da comunidade em geral, tarefa que será feita com uma grande honra e alegria”, afirmou.

A jovem diz pretender atuar “em todas as divulgações e compromissos que a feira exige, além de me fazer presente durante toda feira. Recepcionar entidades apoiadoras, criadores, autoridades e toda comunidade em geral, ajudando no que estiver ao meu alcance para que tenhamos uma linda feira, de muitos negócios”.

 

Nalanda Peres

Nalanda Peres Foto: Divulgação TP

Mais jovem da corte, Nalanda Martins Peres tem 18 anos, é estudante do 3° ano do ensino médio do colégio Hipólito Ribeiro. Ao jornal, ela contou ter feito a inscrição para participar do concurso por acreditar na própria capacidade de representar e divulgar o evento. “Nasci e me criei em Pinheiro Machado, desde pequena frequentei a feira junto com minha mãe e sempre admirei a rainha e as princesas. No dia que abriu as inscrições já decidi me inscrever. Entrei com contato com as soberanas de 2022 para ter uma noção de estudo. Assim, reformulei algumas perguntas conforme eu iria falar e imprimi algumas folhas, as quais eu não largava pra nada. Li e interpretava da minha maneira. No dia da entrevista, fui tranquila e confiante em mim, além de saber que eu tinha uma torcida grande em casa esperando o resultado”, contou.

Questionada pelo TP sobre o que representa ter sido escolhida para integrar a corte, Nalanda fala em felicidade. “É uma grande responsabilidade representar Pinheiro Machado e a Feovelha. É sinônimo de grande felicidade fazer parte da história desta terra e ter certeza do dever de levar adiante o seu legado. Que eu, a Bruna e a Adriele possamos fazer um lindo reinado e que possamos compartilhar vários momentos juntas”, destacou.

A jovem conta que pretende estar presente durante a divulgação do evento e toda feira, além de receber as autoridades, o público em geral e mostrar a ideia do evento em veículos de imprensa e Executivo Estadual, tendo ciência que a Feovelha se trata de um evento campeiro de grande porte e de extrema importância.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook