BELEZA

Escolhidas as Soberanas da 41ª Feovelha em Pinheiro Machado

Helena Funari, Bethina Henrique e Rayane da Silva irão representar o evento em janeiro de 2025

Corte adulta eleita para a edição 2025 da festa Foto: J. André TP

No último dia 3 de agosto, a sede do Sindicato Rural de Pinheiro Machado recebeu o concurso que definiu as três novas Soberanas que irão representar a 41ª Festa e Feira Estadual da Ovelha (Feovelha), marcada para acontecer no final do mês de janeiro de 2025, no Parque Charrua, localizado no município.

Na oportunidade, oito candidatas encantaram o corpo de jurados composto por João André Lehr, Tamires Vasconcellos, Graciele Oliveira, Jaqueline Fagundes Maciel e as soberanas de 2024, Andressa Trindade, Maurini Oliveira e Raquel Teixeira. Após uma roda de conversa para conhecerem mais as jovens e seus conhecimentos e interesses em relação a Feovelha entre o júri e as candidatas, que também participaram de um dia de palestras com temas sobre o Serviço Nacional de Aprendizarem Rural (Senar), raças ovinas e artesanato em lã ainda no mês de julho, ficou decidido que as novas Soberanas são Bethina Dias Henrique de 18 anos, Helena Alves Funari com 22 anos, e Rayane dos Santos da Silva 24 anos.

O presidente do Sindicato, Paulinho Alves, disse estar muito feliz com o número de meninas inscritas no concurso e ressaltou que foi muito difícil para a comissão selecionar apenas três candidatas, pois todas fizeram uma grande apresentação. “As nossas soberanas irão desempenhar um trabalho muito importante, principalmente na divulgação do evento”, destacou, informando que a nova corte já tem agenda a ser cumprida no próximo dia 28, onde será feito o lançamento oficial da Feovelha na Expointer, que acontece em Esteio. “Eu estou muito feliz, porque todas elas são vencedoras, todas as oito inscritas, pelo nível que elas desempenharam lá no dia do evento”.

Ainda, Paulinho destacou que o Sindicato Rural modificou a maneira de fazer a escolha das meninas, e que agora o sistema foi pensado para uma maneira mais moderna, como aconteceu no último dia 3. “Foi um bate-papo, uma rodada de conversas que elas tiveram a oportunidade de explanar, juntamente com a comissão julgadora e foi muito legal, muito bacana. Foi aberto a comunidade, todo mundo participou, não teve nenhum momento que elas tiveram um ato reservado com algum dos jurados, não. Foi tudo transparente. Isso foi muito legal que todos que estavam ali tiveram a oportunidade de ver a transparência que foi e a dificuldade que foi para os jurados escolherem”, completou, reforçando que a equipe está muito feliz, e que a atual diretoria chegou para mostrar o novo, prezando em inovar como fizeram na escolha das soberanas.

Ao finalizar, ele fez um agradecimento especial aos jurados, às candidatas e suas famílias, e as meninas que foram eleitas.

Presidente do Sindicato Rural, Paulinho Alves, junto as candidatas e corte 2024 Foto: J. André TP

SOBERANAS FEOVELHA 2025

 

A reportagem do TP que se fez presente durante a escolha, tendo inclusive o seu editor, João André Lehr como um dos jurados do concurso, aproveitou para conversar com o trio eleito e conhecer um pouco mais das novas soberanas.

Ao ser questionada sobre a importância de fazer parte da Corte da Feovelha, Helena disse que é uma realização. Ela informou que tentou participar no ano passado, mas infelizmente não conseguiu realizar a inscrição. “Esse ano eu consegui vir aqui e tentar, e pensar que há muitos anos atrás a minha mãe também participou da escolha. Então é um desejo de muito tempo, e desde os meus 18 anos tenho sido incentivada, tanto pelos meus pais, quanto pelos meus amigos”, falou, dizendo que faltava apenas coragem para participar. “A gente vê as meninas em Porto Alegre divulgando a nossa cidade e a nossa festa, vai além da beleza do vestido e da coroa. Eu estudo fora agora, mas chego nos locais e sempre falo que sou de Pinheiro, e quando me perguntam onde fica, eu digo que geograficamente é perto de Bagé e Piratini, mas que é a terra da ovelha”, contou, dizendo que agora vai convidar a todos.

Já Bethina, disse que é uma alegria imensa representar o seu povo, a cidade onde nasceu e levar o nome da Feovelha. “Prometo cumprir com todos os meus papéis e o que precisarem de mim, estou sempre à disposição. Farei de tudo e o melhor para fazer uma feira bem bonita e atender todos os pinheirenses e as pessoas que vêm de fora também”, concluiu.

Para Rayane, integrar o grupo das Soberanas é uma conquista em sua vida, falando que estava muito ansiosa por esse momento principalmente por estar no limite da idade, que permite meninas com até 24 anos de idade. “Eu acho lindo, adoro concursos e tenho certeza que nós três juntas vamos fazer um trabalho maravilhoso. Vai ser uma Feovelha inesquecível”, finalizou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook