ALUNOS NA POLÍTICA

Escolhidos os vereadores e vereadoras mirins das escolas de Candiota

Titulares e suplentes acompanharam a sessão no Legislativo na segunda-feira (27)

Vereadora Luana visitou as escolas participantes Foto: Divulgação TP

A última semana foi de campanha e de propostas para melhorias em Candiota, com a eleição que escolheu os vereadores e vereadoras mirins nas escolas do município. Com iniciativa da vereadora Luana Vais (PT), o projeto tem como objetivo explicar qual é a função dos vereadores em seus municípios aos futuros eleitores.

Para a vereadora Luana, a ideia de fazer um grande projeto se concretizou e superou as expectativas dela juntamente com a comissão formada pelo Legislativo composta pelos vereadores Guilherme Barão (PDT) e Leonardo Lopes (PTB), além dos membros da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do Conselho de Educação, que também fazem parte do processo.
Ao Tribuna do Pampa, Luana disse que não conseguiram finalizar a escolha da maneira esperada, pois no meio do caminho fizeram uma pausa em razão do bloqueio da BR-293, já que algumas escolas ficaram sem professores e outras sem aulas por alguns dias. “Mas mesmo assim, com a construção do desvio e com todos voltando ao normal, nós retomamos o projeto e conversamos com as escolas e com a comissão dos vereadores e da Secretaria, que é a nossa parceira, para finalizar o projeto e não deixar passar em branco”, informou a vereadora.

 

ESCOLHA DOS REPRESENTANTES

Candidatos puderam apresentar suas ideias e propostas aos alunos Foto: Divulgação TP

Ao falar sobre a eleição realizada em cada educandário, Luana disse que algumas escolas já estavam bem avançadas e conseguiram dar um bom retorno e construir debates. A exemplo, ela mencionou a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro), que fica localizada na Vila Operária.

“Eles conseguiram fazer uma eleição bem democrática e tiveram vários candidatos que defenderam as suas propostas e até santinho fizeram pedindo voto. Lá foi um dia típico de eleição, e os candidatos conseguiram fazer sua campanha e ir para a votação na urna”, contou Luana, destacando todas as escolas participantes.

Segundo a vereadora, para o próximo ano, além do vereador mirim a proposta é que também se faça uma eleição para escolher o vereador e a vereadora juvenil, já que o projeto foi bem aceito e os alunos acima de 12 anos, que é a idade máxima permitida, também desejam participar.

 

PROPOSTAS

 

Entre as propostas de alguns dos candidatos estão à saúde mental nas escolas, caixinha higiênica para os banheiros femininos e masculinos, dia do auto-cuidado, ouvidoria sobre melhorias na cidade, colocação de monitoramento de velocidade no trevo da Vila Operária, bairro limpo, entre outras.

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

Nesta segunda-feira (26), os eleitos e seus suplentes já acompanharam a primeira sessão ordinária no Legislativo. Segundo as informações repassadas ao jornal, no próximo dia 4 de dezembro, eles irão apresentar um requerimento na Câmara de acordo com a necessidade da sua respectiva comunidade, ficando a critério dos vereadores acolherem as avaliações e realizarem um pedido de providência de acordo com o sugerido por cada candidato.

CONHEÇA OS ELEITOS

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook