Ainda na expectativa. Essa é a atual situação da região sul do Estado, mais precisamente da população de Pedras Altas, que aguarda pela conclusão de um trecho de 11 quilômetros de asfalto da ERS-608, que liga a Cidade do Castelo a Pinheiro Machado. Até então, o percurso recebeu apenas uma primeira camada asfáltica, do pórtico até o local conhecido como “Britador”.
Em setembro, o governador Eduardo Leite anunciou a autorização para a retomada da obra, sem mais detalhes. “É uma obra importante no município que havia ficado apenas na sub-base e primeira camada de asfalto. Vamos concluir esse trecho, que certamente vai melhorar muito o acesso ao município de Pedras Altas”, afirmou.
Nesta semana, em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, o TP apurou atualizações sobre a importante demanda. “Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o processo de contratação da empresa que executará o serviço já foi encaminhado para homologação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Assim que aprovado, o contrato será assinado e será dada ordem de início à pavimentação”, consta em nota. O valor da obra não foi informado.
RELEMBRE – Uma Ação Civil Pública já havia sido ajuizada contra o Daer, a Secretaria de Logística e Transportes e oEstado e tramitava no Ministério Público de Pedras Altas em razão da necessidade de retomada da obra, visto causar prejuízos nos mais diversos setores. Além disso, ainda em 2017, um protesto foi realizado no pórtico de entrada da cidade e um decreto de calamidade foi assinado pelo prefeito Bebeto Perdomo exigindo a retomada da obra.