INFRAESTRUTURA

Estradas e saneamento são prioridades na Secretaria de Obras de Hulha Negra

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Estrada que liga Hulha à Trigolândia recebeu uma atenção especial Foto: Divulgação TP

A pandemia do novo corona­vírus (Covid-19) alterou a rotina dos órgãos públicos. As Prefeituras também precisaram fazer adaptações em horários e serviços, tanto pela necessidade de isolamento e distanciamento social, como em razão daqueles servidores integrantes do grupo de risco.

Em Hulha Negra a si­tuação não foi diferente. Durante algumas semanas, em razão dos decretos municipais, os horários e formas de atendimento ao público foram reduzidos na área administra­tiva, de forma a evitar aglomeração. Nesta semana, porém, um novo decreto anunciou a ampliação da carga horária, passando de três dias semanais, para atendimento diário, no turno da manhã, sendo mantido o agendamento. Há, porém, aqueles serviços essenciais e prioritários dentro da administração pública e que não podem parar. A Obras manteve atuação constante com os cuidados necessários. Várias ati­vidades foram seguidas e serviços realizados, sendo alguns ainda em manutenção.

O TP conversou via What­sApp com o vice-prefeito e secretá­rio de Obras, Marco Igor Canto, que acompanhado do prefeito Renato Machado, relatou as principais ações realizadas durante o período.

ESTRADAS Conforme Igor Canto, a recuperação das estradas do inte­rior foram intensificadas no período. Na semana passada, foi concluída mais uma etapa que contempla a es­trada Hulha -Trigolândia, Emanuel, Sanga dos Vimes, Sepé Tiaraju, Es­tância Velha, Passo do Neto, Meia Água, Copaul e Santa Elmira, além dos corredores do Cardoso e Sepé. O próximo cronograma contempla o assentamento Palmeiras. O gestor explica que problemas em maquiná­rios e falta de cascalho tem atrasado os serviços. “Temos estradas com situações bastante difíceis. Estamos levando melhorias de forma que a safra possa ser escoada e deixar tudo pronto para o inverno. Estamos com uma patrola em funcionamento, e outra estragada. Está sendo um problema, pois não conseguimos peça, somente da fábrica localizada em São Paulo e neste período, todas as entregas são demoradas. Nossa cascalheira está interditada, mas já estamos procurando resolver”, explica Canto, reconhecendo as di­ficuldades em algumas localidades.

SANEAMENTO O prefeito Re­nato Machado havia informado ao TP sobre o objetivo de deixar o mu­nicípio com 100% do saneamento básico concluído. Confirmando os serviços programados, teve início a obra de saneamento na Vila Brasil, a Quebra Queixo. Segundo Igor, a previsão é de conclusão da obra ainda no mês de maio e em um total de três meses, chegar aos 100% do esgoto tratado.

Saneamento está sendo intensificado na sede do município Foto: Divulgação TP

PRAÇA MANDA BRASA A praça Demétrio Almeida, conhe­cida como Manda Brasa, que está interditada em razão da pandemia do coronavírus, está sendo revitali­zada. Entre as melhorias informadas pelo secretário de Obras, estão a manutenção da grama do campo de futebol, traves e luminárias, além da poda de árvores e pintura. Os brinquedos também estão receben­do uma atenção especial e sendo reformulados. “Percebemos que os bancos devem ficar na lateral da praça e brinquedos precisavam de consertos. Nossa idéia é colocar um carrossel e balanço para crian­ças menores. Com essa pandemia aproveitamos para fazer os reparos. É preciso saber que a vida continua, as pessoas precisam ter esperança, saber que tudo vai passar e que na volta vai ter uma praça melhor”, afirma.

LIMPEZAS Outra frente de traba­lho do período é coleta de entulhos e resíduos na sede do município. Conforme Canto, foram retirados 18 caminhões de sujeira, bambu e entulhos de alguns terrenos. “Já ti­vemos foco do mosquito da dengue e organizamos a limpeza para que seja contido e não tenhamos mais focos”, explica.

ESTIAGEM A falta de água é um problema que já causou uma série de perdas, principalmente para o setor agropecuário. Segundo Igor, uma retroescavadeira da Prefeitura está trabalhando na parte de agri­cultura. “Tínhamos acertado com o governo do Estado o recebimento de uma máquina para limpar açudes, fazer cacimbas e poços para a pro­dução leiteira, mas com a pandemia ainda não recebemos o maquinário. Nos preocupamos, o pessoal solicita bastante auxílio e precisamos apoiar os produtores nesse período difícil”, afirma o secretário, lembrando que a Estação de Tratamento de Água (ETA), que está sendo construída na Trigolândia pela UTE Pampa Sul já está em pleno andamento.

OUTROS O gestor disse aguar­dar a chegada de containeres para instalação de vestiários no campo de Futebol 11 e banheiros público s no largo da biblioteca Nóris Pai­va. “É um anseio da comunidade, principalmente para quem vem do interior”, destaca. Está em fase final de conclusão as construções das cai­xas coletoras para o calçamento que compreende a ponte da Laudelino até a rua João Oliveira. Também será inaugurado nos próximos dias, o Posto de Saúde das Palmeiras, que passou por revitalização.

Por fim, o secretário diz es­tar procurando fazer tudo de forma organizada. “Sabemos que por mais que a gente queira fazer as coisas naturalmente, com a pandemia está tudo mais lento. Brasil parou e nós vamos fazendo dentro do possível. Assim que possível os trabalhos voltarão a pleno”, conclui.

Praça Manda Brasa
está sendo revitalizada Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook